Secretário alerta para importância do combate à exploração e o abuso sexual infantil

Foto: Divulgação


Hoje, dia 18 de maio, é comemorado o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.  

Para saber mais sobre o assunto e a importância da data, o repórter Joaquim Neto entrevistou o Secretário Municipal de Desenvolvimento social, Antônio Carlos Borges Júnior. 

Segundo o secretário, devido a pandemia, houve um crescimento nos registros de abusos em crianças e adolescentes. 

“As denúncias que estão havendo, são pelo 156, pelo Disk 100 e também pelo acompanhamento que é feito pelos CRAAS, CREA, abrigos e Conselho Tutelar”, disse ele. 

Para destacar e alertar sobre a importância do combate aos abusos e exploração sexual, palestras e atividades estão sendo realizadas nesta terça-feira (18) em diversas instituições. 

“É importante que a sociedade civil organizada ela entre nesse enfrentamento, porque esse tipo de ação ele não está apenas na esfera social, ele está em todas as esferas, e a denúncia é o caminho que as pessoas se utilizam para se defender desses abusos”, ressaltou Borges Júnior. 

A intenção das ações, segundo o secretário, é diminuir a quantidade de casos. 

“Hoje é um dia em que todos nós apresentamos para a comunidade esse alerta para que a gente possa proteger nossas crianças e nossos adolescentes”, concluiu o secretário. 

Só em 2021, 107 denúncias foram feitas, o que segundo Borges Júnior dá uma média de 1 caso por dia. Para esses casos, há o acompanhamento da criança e da família. 

Denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas através dos números 156 e 100.  A denúncia pode ser feita de forma anônima.


Com informações do repórter Joaquim Neto

Compartilhe

Deixe seu comentário