CNE aprova ensino remoto até dezembro de 2021 e fusão de anos letivos

Diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação precisam ser homologadas pelo MEC. Texto inclui possibilidades de que estudantes do 3º ano do ensino médio tenham ano letivo 'suplementar'.

Foto: Divulga��o

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira (6) a validade do ensino remoto até dezembro de 2021, devido à suspensão das aulas presenciais pela pandemia do coronavírus.

As diretrizes valem para todas as redes do país, desde a educação básica até o ensino superior, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias. No entanto, elas não são obrigatórias. O texto ainda deverá ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e, depois, as redes poderão aderir ou não à proposta.

O texto aprovado também torna possível que estados e municípios optem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 por meio da adoção de um continuum curricular de dois anos, na educação básica e um ano letivo "suplementar" para estudantes do 3º ano do ensino médio

O documento flexibiliza a aprovação escolar ao permitir a "redefinição de critérios de avaliação" para a "promoção" do estudante, feito secretarias de educação e instituições escolares.

Ele também recomenta uma "especial atenção" à aprovação de estudantes dos anos finais do ensino fundamental (5° ao 9º ano). Esta etapa de ensino registra alto índice de reprovação e abandono escolar.

O texto também destaca a possibilidade de um "continuum" curricular entre 2020 e 2021 para "evitar o aumento da reprovação do final do ano letivo de 2020."

Em São Paulo, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, anunciou nesta terça-feira (6) que a rede estadual deverá adotar um ciclo único para o ano letivo de 2020 e 2021. O secretário afirmou que a proposta será aplicada para os alunos que forem aprovados este ano. A ideia é fazer a unificação em oito bimestres para diluir o ensino e ter a possibilidade de quem não aprendeu conseguir recuperar.



Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário