38 shoppings reabrem no interior de SP e Brasil tem 218 abertos em 14 estados, diz associação

São Paulo já é o estado com o maior número de estabelecimentos abertos, seguido por Rio Grande do Sul (36), Paraná (35) e e Santa Catarina (24).

Foto: Divulga��o

O país já contabiliza 218 shopping centers reabertos em 90 cidades de 14 estados, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (2) pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Até sexta-feira, 158 shoppings em 69 cidades tinham retomado as atividades.

Os 218 shoppings reabertos representam uma fatia de 38% do total de 577 estabelecimentos desse tipo no Brasil.

Até o momento, 15 cidades já reabriram seus shoppings, todas no interior do estado: Araçatuba, Botucatu, Franca, Jundiaí, Hortolândia, Guaratinguetá, Indaiatuba, Ribeirão Preto, Piracicaba, São José do Rio Preto, Sorocaba, São José dos Campos, Santa Bárbara do Oeste, Taubaté e Valinhos.

Até meados de abril, todos os 577 shoppings do país permaneciam fechados por meio de decretos municiais e estaduais na tentativa de conter a propagação do coronavírus.

Segundo o balanço, o estado com o maior número de shoppings reabertos é São Paulo (38), seguido por Rio Grande do Sul (36), Paraná (35) e Santa Catarina (24).

No Amazonas, 10 shoppings foram reabertos nesta semana em Manaus.

Shoppings reabertos por estado:

São Paulo: 38
Rio Grande do Sul: 36
Paraná: 35
Santa Catarina: 24
Distrito Federal: 20
Minas Gerais: 14
Espírito Santo: 10
Goiás: 10
Amazonas: 10
Rio de Janeiro: 8
Mato Grosso do Sul: 6
Bahia: 3
Maranhão: 2
Mato Grosso: 2

O protocolo de reabertura dos shoppings prevê retomada parcial dos serviços e lojas, com exceção dos cinemas, entretenimento e atividades para crianças.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), elaboraram uma série de recomendações para os estabelecimentos, lojistas e clientes nos locais em que a reabertura for autorizada pelas prefeituras e governos estaduais. A lista pede que os shoppings evitem oferecer o serviço de valet e também recomenda que os estabelecimentos não promovam evento de reabertura.

Entre outras recomendações, o protocolo recomenda: funcionamento em horário reduzido; observar a separação e distanciamento das mesas, tanto das praças de alimentação como dentro dos próprios restaurantes, reduzindo o número de cadeiras; Uso de máscaras por funcionários e lojistas; home office para funcionários que estejam no grupo de risco; uso de termômetros manuais para aferir temperatura de funcionários e clientes e identificar sintomas de gripe; incentivar uso de máscaras pelos consumidores e frequentadores; evitar provas de peças de vestuário; reforçar a frequência da higienização das áreas comuns e das superfícies de grande contato, como painel de elevadores, corrimãos e escadas rolante; controlar o acesso de clientes estabelecendo e isolar áreas do shopping para dimensionar fluxo de pessoas; reduzir as áreas de estacionamento para melhor coordenar o fluxo; expor informações claras sobre a quantidade máxima de clientes nas lojas conforme a metragem do estabelecimento; mapear a distância mínima entre clientes nas filas dos caixas por meio de adesivos no piso; instalação de placas de acetato nos caixas com abertura inferior para a cobrança em papel moeda e máquinas de cartões devidamente higienizadas.


Informações G1 

Compartilhe

Deixe seu comentário