Norte-americano que não saiu do país testa positivo para novo coronavírus

Mais cedo, presidente Donald Trump disse que o risco da doença aos norte-americanos era 'muito baixo'. Exercícios militares com Coreia do Sul estão suspensos.

Foto: Divulga��o

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) confirmou mais um caso de novo coronavírus no norte da Califórnia na noite desta quarta-feira (26). A diferença para os registros anteriores é que esse pode ser o primeiro relato de transmissão da doença dentro do território norte-americano.

De acordo com o CDC, o paciente diagnosticado com o novo coronavírus não viajou para nenhum outro país. Isso indicaria uma possível transmissão da virose nos EUA. Todos os outros casos contraíram o vírus em outros países ou por meio de contato muito próximo com quem viajou.

A maioria dos casos de norte-americanos infectados — 42, no total — era de pacientes que estiveram no navio Diamond Princess, colocado em quarentena no Japão. Os outros 17 registros eram de pessoas que estiveram na China ou seus respectivos maridos ou mulheres, de acordo com a agência Associated Press.

Momentos antes do anúncio, o presidente Donald Trump havia afirmado que o risco representado pelo novo coronavírus aos norte-americanos era "muito baixo". No entanto, o secretário de Saúde norte-americano, Alex Azar, fez um alerta:

"O grau de risco tem potencial para mudar rapidamente. E devemos esperar ainda mais casos nos Estados Unidos", afirmou Azar.

Uma série de exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão suspensos por causa da disparada do número de casos do novo coronavírus no país asiático. Nesta quarta-feira, o total de registros confirmados entre os sul-coreanos chegou a 1.595.

A Coreia do Sul abriga 28,5 mil militares dos Estados Unidos, sobretudo em meio às tensões com a Coreia do Norte — país com o qual, oficialmente, está em guerra desde a década de 1950.

Além disso, o Departamento de Estado norte-americano anunciou um novo alerta de viagens para a Coreia do Sul. Os EUA agora desaconselham idas não essenciais ao país asiático.


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário