Governador afirma que não há 'nenhum motivo' para afastar policiais do caso miliciano

Rui Costa declarou que um conjunto de 21 governadores brasileiros assinaram uma carta em defesa da Bahia após o presidente Jair Bolsonaro disparar contra a operação policial no estado que matou o miliciano Adriano de Nóbrega

Foto: Manu Dias/GOVBA

O governador Rui Costa esteve no lançamento da Operação Carnaval 2020, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), nesta segunda-feira (17), em Salvador. 

Em meio a casos de racismo praticados pela PM e da morte envolta de dúvidas do miliciano Adriano de Nóbrega, na operação em Esplanada, o governador declarou "apoio irrestrito" à atuação da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), desde que atuação siga dentro da lei.

Rui voltou a chamar os "casos de isolados" e pediu para as pessoas não generalizarem a Polícia Militar. "É da natureza humana cometer erros", comentou. O petista comparou os desvios de policiais a desvios de pastores, padres e médicos, ao dizer que não se pode condenar a corporação inteira por conta de erros individuais. 

"Não podemos usar esses casos para generalizar ou uniformizar a corporação inteira. Vamos agir de maneira firme com aqueles que agem isoladamente e prejudicam a imagem de 32 mil policiais", disse. "Vocês terão até o último dia do meu governo o apoio irrestrito para agir dentro da lei”, completou o governador para os PMs que acompanharam a coletiva. 

Ele declarou ainda que um conjunto de 21 governadores brasileiros assinaram uma carta em defesa da Bahia após o presidente Jair Bolsonaro disparar contra a operação policial no estado que matou o miliciano Adriano de Nóbrega. 

Segundo Rui, as declarações de Bolsonaro no twitter causaram uma indignação geral entre os governantes. Os gestores de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, que foram aliados ao presidente durante a campanha de 2018, também teriam assinado a carta. 

“A carta defenderá o pacto federativo. Os estados e municípios não podem ser agredidos pelo presidente. Os 21 governadores vão prestar solidariedade ao estado da Bahia”, disse Rui. 


“Estados e municípios não podem ser agredidos de forma regular e constante pelo presidente da República. Governar não é atacar prefeitos e governadores toda à semana. É preciso dar um basta nisso”, completou o petista sobre as falas de Bolsonaro. 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que não há "nenhum motivo" para afastar os policiais que participaram da operação que resultou na morte do miliciano Adriano da Nóbrega. 

"Não tem nenhum motivo, até o momento, apontando para o afastamento desses policias. Eles agiram dentro da lei", declarou Rui, ao ser indagado pelo Bahia Notícias.

Rui afirmou, ainda, que o material apreendido – armas e celulares – foi enviado para o Rio de Janeiro. 


Informações Bahia Notícias 

Compartilhe

Deixe seu comentário