MEC confirma que inscrição do Sisu começa nesta terça-feira (21) e divulga prorrogação

Edição do primeiro semestre tem 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. Inscrição pode ser feita até as 23:59 do próximo domingo (26). Ministro afirma que erro no Enem se deu por problemas na impressão.

Foto: Divulga��o

Após erro na correção em cerca de 6.000 provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Abraham Weintraub e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes confirmaram em rede social, na tarde desta segunda-feira (20), que as inscrições do primeiro semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas nesta terça-feira (21) até as 23:59 do próximo domingo (26). 

Antes, as inscrições iam até a sexta-feira (24).

No anúncio, Weintraub disse ainda que os erros na correção do Enem atingiram menos de 6.000 provas feitas. Segundo o ministro, o problema aconteceu mais no segundo dia de provas e ocorreu em 4 cidades: Alagoinhas (BA), Viçosa (MG), Ituiutaba (MG) e Iturama (MG). A justificativa dada para a "inconsistência" na correção do exame foi por ter havido problemas na impressão da prova.

No vídeo divulgado nas redes sociais do Inep, o ministro justificou os erros do Enem por um problema na impressão da prova:
"O problema, basicamente, foi na hora da impressão que a máquina pulou. Então, foi um problema com a impressão da prova não foi na hora de contabilizar. A pessoa praticamente tem uma nota inteira da segunda prova negativada. A nota fica muito baixa. Então, não existe o caso pontual, duas questões, três questões e também não tem nada a ver redação. Redação zero problema" -declarou Abraham Weintraub, ministro da Educação.

O sistema permite que candidatos que fizeram o Enem disputem uma vaga nas universidades públicas participantes. São 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

A inscrição é feita pela internet com a nota do Enem, que deve ser divulgada nesta sexta-feira (17), segundo o calendário do Inep responsável pela prova.

No site do Sisu, é possível escolher duas opções de cursos, em diferentes universidades federais e estaduais espalhadas pelo país. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

Para candidatar basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/cursos e fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município.

O que o candidato deve saber sobre a inscrição do Sisu:

As inscrições vão de 21/1 a 26/1;
É possível escolher dois cursos (primeira e segunda opção);
O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem;
A primeira atualização será divulgada a partir da 0h de 23/1;
Recomenda-se que o estudante entre no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso;
O resultado da chamada regular sai no dia 28/1;
Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção (leia mais abaixo);
O prazo para escolher participar da lista de espera é de 29/1 a 04/2;
A convocação da lista de espera será no dia 7/2 a 30/4;

Cronograma do Sisu 2020

Abertura das inscrições: 21 de janeiro
Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro
Resultado: 28 de janeiro
Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4

Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário