Bruno Covas passa bem após sangramento no fígado e vai despachar da UTI

Prefeito de SP está internado para tratamento contra câncer e respira sem o auxílio de aparelhos.

Foto: TV Globo/Reprodu��o

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), vai despachar com secretários do governo na tarde desta quinta-feira (12) da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, na região Central de São Paulo. Nesta quarta (11), ele teve um sangramento no fígado durante procedimento de demarcação tumoral.

Covas recebe, a partir das 14h30, três secretários e o chefe de gabinete. Na quarta, Covas teve um sangramento no fígado durante um procedimento para o tratamento do câncer. Segundo boletim médico, o sangramento foi controlado e o objetivo da internação na UTI é para monitoramento.

"Após procedimento para demarcação da lesão tumoral, o prefeito Bruno Covas apresentou sangramento intra-hepático, controlado por arteriografia e embolização do foco de sangramento (procedimento minimamente invasivo). O paciente foi encaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo com o objetivo de monitorização constante", diz o boletim médico desta quarta-feira.

De acordo com a equipe médica, Covas acordou bem nesta manhã e está disposto. Ele, que tinha sido entubado durante cauterização de artéria para estancar o sangramento do fígado, já respira sem o auxílio de aparelhos.

O prefeito foi internado no último domingo (8) para a realização de alguns exames e dar continuidade ao tratamento de câncer com quimioterapia. Na terça-feira (10), ele começou a quarta sessão de quimioterapia para tratar o câncer na cárdia - transição entre o esôfago e o estômago - com metástase no fígado. O tratamento, iniciado há seis semanas, deve durar quatro meses com o total de oito ciclos de quimioterapia.

De acordo com o médico David Uip, o sangramento foi causado durante a demarcação do tumor, quando uma agulha é colocada no carcinoma para identificar o tamanho dele.

“Foi um sangramento mecânico. O grampo, que é uma espécie de clipe metálico, em algum momento furou uma artéria intra-hepática. O sangramento foi detectado na tomografia. É uma coisa difícil, mas que pode acontecer quando se faz esse procedimento”, disse Uip.
O procedimento para estancar o sangue durou cerca de duas horas e acabou às 18h30 desta quarta-feira, ainda segundo o médico. Até este horário, o prefeito permanecia entubado, o que é normal em procedimentos como esse, de acordo com o médico. "O prefeito nesse momento está bem", acrescentou Uip.

Na segunda-feira (9), a equipe do infectologista David Uip informou que o tumor de Bruno Covas regrediu. A lesão no fígado também está tendo uma resposta expressiva, de acordo com a equipe médica. O tratamento quimioterápico ainda deve durar quatro meses.

"Os exames de imagem mostraram uma redução expressiva das lesões dele. O tumor na transição esofogástrica a endoscopia mostrou que está cicatrizando. Os linfonodos estão diminuindo de tamanho e a única lesão que ele tem no fígado está tendo uma resposta expressiva", disse o oncologista Túlio Pfiffer na ocasião.

O infectologista David Uip afirmou que o quadro clínico é "muito bom" e que Covas tem frequentado a academia. “Garanto que ele não emagreceu. Pelo contrário, ele recuperou peso", respondeu, quando questionado se Covas está mais magro. "Ele ganhou peso. O que mudou a percepção foi ter feito a barba, o que o fez parecer mais magro."

Uip disse ainda que o prefeito não havia apresentado efeitos adversos das drogas utilizadas na quimioterapia, "o que favorece a ideia de nós continuarmos no mesmo ritmo, uma terapia forte e agressiva contra o tumor. O prefeito está ótimo, de muito bom humor e continuará no seu dia a dia normal entendendo que ele consiga ultrapassar um novo ciclo de quimioterapia sem efeitos adversos", disse o infectologista.


Informações G1

Compartilhe

Deixe seu comentário