Baiano Frei Gleizerque fala sobre canonização de Irmã Dulce e estudos religiosos na Itália

Foto: Fernando Moreira/Bom Dia Feira

Morando em Roma a pouco mais de três anos, o baiano Frei Gleizer Campinho foi para a Universidade Gregoriana a fim de melhorar a sua formação.

 ‘Vim estudar Teologia Dogmática, fiz mestrado correspondente aos dois primeiros anos e estou iniciando o segundo ano do doutorado, tenho mais dois anos pela frente até concluir o doutorado em Cristologia que é uma área da Teologia Dogmática’, conta o Frei.

Segundo ele, a Universidade é uma das mais antigas da Igreja e entre os 3 mil estudantes, há mais de 120 nacionalidades.

‘Por aqui passaram muitas personalidades da igreja, Santos, Papas, Cardiais, Bispos, professores que tiveram formação aqui, por exemplo Papa Bento XVI que era professor na Alemanha e aqui, além de abrigar um patrimônio histórico de grandes obras importantes para a teologia em diversas línguas’, afirma.

O local conta com seis faculdades, dois institutos e vários centros de estudos, quer correspondem a departamentos menores de estudo.

‘Há faculdade de Teologia, Direito Canônico, Ciências Sociais que inclusive tem comunicação, História e bens culturais, instituto de psicologia e formação de espiritualidade, os centros tem por exemplo Ecumenismo e Proteção de menores na Igreja’, ressalta o Frei que ainda diz que diversos cursos surgem de acordo com o que ocorre na sociedade, por exemplo, o de Proteção de menores que veio a partir do aumento dos casos de pedofilia na igreja.

Questionado sobre a canonização da também baiana, Irmã Dulce, o Frei relembra declaração do poeta Gregório de Matos.

‘É um momento de reavivar e reacender a fé de todos nós brasileiros. Gregório de Matos dizia que em Salvador tinha três P, padres, pretos e putas e logo justamente da terra onde este poeta dizia que tinha essas mulheres meretrizes vem então a primeira Santa brasileira, a fé diz que a visão de Deus que inverte, faz o contrário das coisas’, diz.

Confira a reportagem de Fernando Moreira: 

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/GJSSMd6llgU" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

 

SECOM - MAIS BAHIA 0424

Compartilhe

Deixe seu comentário