Ministério da Saúde recomenta dose adicional para sarampo em menores de 1 ano

Só nos últimos 90 dias, 1.680 casos da doença foram registrados.

Foto: Divulga��o

Segundo anúncio do Ministério da Saúde nesta terça-feira (20), o Brasil teve até o último domingo (18), cerca de 1.845 casos de sarampo confirmados. 

O período com maior fluxo de contágio foram os últimos 90 dias, registrando um total de 1.680 casos. 

O estado de São Paulo lidera o ranking de casos com 1.662, em seguida está o Rio de Janeiro com seis casos, Pernambuco com quatro e Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí, todos com registro de um caso da doença. 

Na Bahia, o caso confirmado foi de uma soteropolitana de 12 anos, que estava na Espanha a passeio, e chegou à capital doente.

O último balanço de contágio da doença aconteceu na última quarta-feira (14) e registrou 1.388 casos confirmados, o que comparando com o número atual corresponde a um crescimento de 32% no total de casos confirmados. 

Com a crescente, a pasta divulgou uma nova recomendação em que todas as crianças que possuem entre seis meses e menos de ano e 11 meses e 29 dias devem receber uma dose adiciona da vacina, a chamada 'dose zero'. Esse grupo é considerado um dos mais atingidos pela doença, porém, essa dose não substitui a necessidade de tomar as demais que fazem parte do cronograma nacional de vacinação. 

A medida aplica-se em todo o país e visa alcançar cerca de 1,4 milhão de crianças.




Compartilhe

Deixe seu comentário