Jato hipersônico será capaz de ir do Japão aos EUA em três horas

FOTO: DIVUGA��O/BOEING

Imagine viajar de Los Angeles, nos Estados Unidos, a Tóquio, no Japão, em apenas três horas. Essa é a proposta da Boeing para o futuro. Durante uma conferência em Atlanta, a empresa revelou a arte conceitual do que deve ser seu mais novo jato hipersônico, capaz de reduzir rotas de quase 9 mil quilômetros, que levam até 11 horas de voo, em “pontes aéreas”.


A tecnologia, entretanto, não deve sair do papel tão cedo. Segundo Dennis Muilenburg, CEO da Boeing, esse é um projeto de longo prazo, para daqui pelo menos 20 anos. “Nós vemos um futuro inovador e conectado, com viagens de Nova York a Londres em apenas duas horas”, afirmou. O voo citado por Muilenburg leva cerca de sete, atualmente.

Em teoria, o novo avião terá a velocidade de Match 5, marca que representa cinco vezes a velocidade do som, alcançando até 6.200 quilômetros por hora. O desafio, entretanto, é transportar essa tecnologia para o mercado de voos domésticos, no qual segurança é palavra-chave. Para isso, a equipe da empresa terá que desenvolver novas peças e novos motores.

O que pode ser caro demais para valer a pena. Afinal, a Boeing está disposta a gastar bilhões de dólares na produção das aeronaves sem saber o quanto companhias aéreas cobrarão pelas passagens? Em entrevista a CNBC, John Plueger, CEO da AirLease Corp., empresa que conecta fabricantes de aviões a companhias aéreas, essa tecnologia deve levar um bom tempo até se tornar realidade. “É difícil de acreditar essa será uma tecnologia competitiva nos próximos 20 anos”, afirmou.



Informações ÉPOCA Negócios 

Compartilhe

Deixe seu comentário