Cabo submarino que conecta África e Europa é anunciado pelo Google

Foto: Reprodução/G1

O Google anunciou nesta sexta-feira (28) a construção de um novo cabo submarino apelidado de "Equiano" que ligará a África à Europa. A novidade é parte dos investimentos da empresa em infraestrutura de computação em nuvem, um mercado atualmente dominado pela concorrente Amazon.

 

O Equiano, totalmente financiado pelo Google, é o terceiro cabo internacional privado da empresa. Os cabos submarinos formam a espinha dorsal da internet, carregando 99% do tráfego de dados do mundo, segundo o G1.

 

Apesar disso, de acordo com o Google — que investiu US$ 47 bilhões na melhoria de sua infraestrutura tecnológica global nos últimos três anos — o Equiano é o 14º investimento global em cabos submarinos.

 

O Google informou que um contrato para construir o cabo, em parceria com a companhia de infraestrutura Alcatel, foi assinado no quarto trimestre de 2018, e a primeira fase do projeto, que vai ligar a África do Sul a Portugal, deverá ser concluída em 2021.

 

A empresa concluiu em abril outro projeto parecido, chamado de "Curie", um cabo intercontinental privado que liga o Chile a Los Angeles, nos Estados Unidos.



Informações Bahia Notícias 

Compartilhe

Deixe seu comentário