Veja como evitar problemas respiratórios durante o São João

Foto: Joaquim Neto/Bom Dia Feira

Com os festejos de São João, o uso dos fogos e montagem de fogueiras tendem a aumentar, por isso é preciso ficar atento aos cuidados com saúde. 

O repórter Joaquim Neto conversou com a otorrinolaringologista, Caroline Estrela, para falar sobre os cuidados necessários para evitar os problemas causados pela inalação da fumaça das fogueiras e dos fogos. 

De acordo com Caroline, este é o período em as pessoas ficam mais expostas tanto a fumaça quanto a fogueira, o que pode ser ser um agravante para quem já possui problemas respiratórios e explica também como previnir as infecções e processos alérgicos. “Esse período do São João é o período que a gente está mais exposto à fumaça e à fogueira. E os pacientes que já têm problemas alérgicos tendem a sofrer um pouquinho mais. Então alguns cuidados precisam ser tomados, um deles é um cuidado bem simples, mas que deve ser feito diariamente, que é a lavagem nasal com soro fisiológico, isso ajuda a previnir esses processos alérgicos e a limpar as vias aéreas. Além disso a gente tem que evitar a exposição direta a fumaça e a fogueira. Os pacientes que já possuem processos alérgicos devem iniciar o tratamento antes de se expor a esse período do inverno, pois além do período do São João, é também o período do inverno, que já favorece também as infecções virais e os processos alérgicos”, ressaltou.

Algumas pessoas se medicam antes dos festejos, para evitar as complicações de ficar exposto à fumaça. De acordo com a otorrino, essa é uma ação correta, desde que seja feita com orientação médica. “Isso pode ser feito, de acordo com orientação médica, a gente pode prescrever os antialérgicos para serem usados um período antes de você ir se expor as festas, a fogueira e a fumaça. Pode ser feito também o uso de corticoide nasal de forma preventiva também, sempre associado à lavagem nasal, agora tudo com a prescrição médica”, explicou Caroline. 

Estar exposto à fumaça pode causar a absorção de inalantes, como a fuligem, resíduos da madeira e dos próprios fogos. Todos estes inalantes podem irritar as vias aéreas desde o nariz até uma irritação da garganta e das vias aéreas inferiores. Segundo a otorrino, “qualquer tipo de fumaça, seja ela de fogueira, de fogos, de cigarros, são prejudiciais para as nossas vias aéreas”, destacou. 

Caroline ressalta ainda que além da fumaça, é preciso estar atento às roupas que ficam guardadas por muito tempo, pois podem conter mofo, que é um irritante para as vias aéreas e uma das principais causas de alergias ao nariz, principalmente no inverno. “Esse período do inverno é um período que favorece as infecções virais, a mais comum delas é o quadro de resfriado, que é uma infecção viral muito comum na infância, mas também pode acometer os adultos. A gente também tem o período das gripes, que é um quadro um pouco diferente dos resfriados, p vírus é diferente, os sintomas são  mais intensos, mas é o que precisa de um olhar mais atento, porque pode evoluir com algumas complicações, por isso a importância da campanha de vacinação contra a gripe. Então é importante que os pacientes façam um acompanhamento médico regular quando houver alguns sintomas, como nariz entupido, coriza e principalmente se tiver a febre associado para instituir o tratamento adequadamente e conseguir resolver o problema”, finalizou a otorrinolaringologista. 

Compartilhe

Deixe seu comentário