Após citar 'compromisso', Bolsonaro diz que 'não teve nenhum acordo' para indicar Moro ao STF

A declaração ocorreu em transmissão pelo Facebook, diretamente de Dallas, nos Estados Unidos, de onde o presidente decola ainda nesta noite rumo ao Brasil

Reprodu��o

BRASÍLIA — Quatro dias depois de dizer que vai indicar o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, para a primeira vaga no Supremo Tribunal Federal ( STF ), porque firmou "um compromisso" com ele, o presidente Jair Bolsonaro declarou nesta quinta-feira que não houve "nenhum acordo" com o ex-juiz federal. A declaração ocorreu em transmissão pelo Facebook, diretamente de Dallas, nos Estados Unidos, de onde o presidente decola ainda nesta noite rumo ao Brasil.

— Eu quero deixar bem claro. Quem me acompanhou ao longo de quatro anos pelo Brasil, eu sempre falava que precisamos de alguém no Supremo com o perfil do Sergio Moro. Isso que foi falado. E agora, por exemplo, perguntaram pra mim se tivesse que indicar alguém hoje pro Supremo, eu indicaria o Moro. Não teve nenhum acordo, nada, nunca ninguém me viu com o Moro — afirmou Bolsonaro, referindo-se ao período pré-eleitoral.

No domingo, em entrevista a Milton Neves na rádio Bandeirantes, a versão apresentada pelo presidente foi diferente.

— Fiz um compromisso com ele (Moro), porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura. Eu falei: a primeira vaga que tiver lá está à sua disposição. Obviamente, ele teria de passar por uma sabatina no Senado. Eu sei que não lhe falta competência para ser aprovado lá. Mas uma sabatina técnico-política. Eu vou honrar esse compromisso com ele - disse Bolsonaro. — Caso ele queira ir para lá, será um grande aliado, não do governo, mas dos interesses do nosso Brasil dentro do Supremo. A primeira vaga que tiver, eu tenho esse compromisso com Moro, e, se Deus quiser, cumpriremos esse compromisso. Acho que a nação toda do Brasil vai aplaudir um homem desse perfil no Supremo — complementou.

Na segunda, após a entrevista, Moro afirmou não ter imposto a indicação ao STF como condição para assumir o Ministério da Justiça , mas disse ter ficado "honrado" com a promessa feita pelo presidente. Em declaração à imprensa no mesmo dia, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse que Bolsonaro acredita que o ministro "tem as condições éticas, morais e intelectuais para assumir um cargo importante como este".

Encontro em aeroporto

Em sua explicação sobre o não acordo, o presidente relatou um episódio em que encontrou o então juiz federal em um aeroporto e foi cumprimentado "muito rapidamente" por ele, em 2017, cerca de um ano e meio antes das eleições.

— A imprensa desceu a lenha em mim, falou que o Moro me ignorou. Bem, 15 dias depois daquele evento, (...) eu recebi um telefonema que chegou pra mim e pela primeira vez na vida eu conversei com o Sergio Moro — contou Bolson aro.

Segundo ele, Moro se desculpou por aquele momento e argumentou que quis evitar que a imprensa desse uma conotação de como se ele estivesse ajudando um político, como já teria ocorrido anteriormente. O presidente contou que a conversa durou aproximadamente 10 minutos e ficou "tudo resolvido".

— E só vim conversar com o Sergio Moro depois de eleito presidente da República — afirmou Bolsonaro. — E mais: mais um momento eu tenho, e todo mundo tem, com toda a certeza, para elogiar Sergio Moro. Ele abriu mão de 22 anos de magistratura. Tinha tranquilo lá, mais poucos anos ele se aposentava pelo teto e ia cuidar da vida dele. Podia advogar, ministrar palestras, cuidar da vida dele. Ele preferiu abrir mão de 22 anos de magistratura — concluiu.


Informações O Globo

Compartilhe

Deixe seu comentário