Secretário de Cultura deixa importantes recomendações para seguir ordem da festa

Joaquim Neto

O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Edson Borges, deixou duas importantes recomendações antes da festa. 


Primeiro, não será tolerado qualquer tipo de desordem, bagunça ou regras contrariadas pelos motoristas de trio na concentração da festa para que tudo siga com segurança e horário do planejamento.

A segunda recomendação diz respeito a publicidade no circuito da festa. "Qualquer publicidade tem que ter a licença da Secretaria de Meio Ambiente e tem que pagar taxa a Prefeitura porque o Circuito Maneca Ferreira é uma propriedade pública do governo municipal, quem financia a festa é a Prefeitura e ninguém pode tirar proveito disso e fazer a publicidade que desejar", declarou.

O aviso, segundo ele, é principalmente para as cervejarias. "A cervejarias têm direito de colocar kits personalizados para aquelas pessoas que não têm barracas. Qualquer cervejaria pode vender cerveja, mas não fazer publicidade. Se fizer, nós vamos retirá-las", salientou.

Edson Borges garante, no entanto, que os barraqueiros e ambulantes não serão prejudicados. "Não existe isopor que não tenha uma marca de cerveja, uma realidade que a gente não pode contestar. Eu não posso obrigar que não se use camisas, por exemplo, assim como os kits têm os sombreiros. A mesma coisa é bloco, sabemos que uma cervejaria patrocina a festa e outra o bloco, se alguma estiver patrocinando um bloco com corda e tudo, a gente não pode proibir. Isso é festa popular", elucida.

Parceria

Edson Borges explicou que o Governo do Estado tem publicidades no circuito porque existe uma parceria oficial, especialmente no que diz respeito a segurança da festa. "A plataforma colocada no canteiro central é toda custeada pela Prefeitura, mas o Estado colabora com o policiamento. A Prefeitura paga hospedagem para várias pessoas do Detran e oficiais da PM que vêm para trabalhar na festa", pontuou.

Quando indagado sobre a manifestação de artistas que ficaram de fora dessa Micareta 2019  no Largo São Francisco, Edson Borges focou na quarta-feira de micareta promovida pelo radialista Dilson Veloso, evento no qual declarou se divertir e homenagear em conjunto o ator Edson Batista. "Foi a única manifestação que eu vi", afirmou.

O secretário afirma que Governo do Estado está pagando a atração Léo Santana e há conversas ainda não confirmadas de transferir uma parte dos recursos do Ouro Negro, para entidades de Matrizes Africanas, uma vez que neste ano não realizou edital para tanto. "Conversaram comigo no sentido de pegar cerca de R$ 150 mil reais e transferir para o nosso edital para que possamos distribuir entre essas entidades, mas até agora é só a intenção", relatou.

Estratégia

Segundo o Secretário de Cultura, a apresentação de Gabriel Diniz vir antes da abertura oficial é uma estratégia para atrair público. "A gente sabe que essa questão de rainha e de rei momo foi perdendo o atrativo e o valor. Por isso essa ano a gente está fazendo uma grande mudança! Após a apresentação de Gabriel Diniz a gente vem com uma orquestra de sopro com 40 músicos, uma coisa bastante 'pesada' na avenida e então a gente vem com um pranchão onde estarão rainha, princesas, rei momo, rainha LGBT, rainha e rei momo da diversidade e um grupo de mascarados. Qualquer folião que quiser participar do cortejo de abertura será bem vindo, desde que esteja fantasiado!"

Informações de Joaquim Neto

Compartilhe

Deixe seu comentário