IR: saiba como descobrir se você pode cair na malha fina

Este ano, é possível descobrir o resultado do processamento logo no dia seguinte de fazer o envio do IR

Reprodu��o/iStock

Quem já declarou o Imposto de Renda 2019 pode se antecipar e descobrir se deu tudo certo ou se há algo errado e pode cair na malha fina no site da Receita Federal. A vantagem é poder fazer a retificadora antes do prazo final da entrega e, assim, receber mais cedo a restituição, se esse for o caso.

Este ano, é possível descobrir o resultado do processamento logo no dia seguinte de fazer o envio do IR. Para isso, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita Federal, clicar no banner Imposto de Renda 2019 e, em seguida, em Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), no campo Processamento.

Para ter acesso à página, é necessário criar um código de acesso para pessoa física no portal, através do CPF, data de nascimento e caracteres de segurança. Caso já exista um código anterior, será preciso informar, também, os números dos recibos das últimas declarações de IR.

Com o código em mãos — o qual deve ser guardado de forma sigilosa —, o contribuinte deverá voltar ao "Acesse aqui o Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)", que irá direcioná-lo para o Centro Virtual de Atendimento. O acesso é feito mediante senha pessoal, código e CPF.

Após o login, basta clicar em DIRPF - Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Ali, estarão informados, além da situação do IR, o valor declarado, o imposto pago, o cálculo do imposto devido e o saldo a restituir ou a pagar.

Caso haja alguma pendência, o contribuinte deve fazer uma retificadora no programa do IRPF 2019. Para isso, insira o número do recibo da declaração enviada referente a 2018.


Informações iBahia

Compartilhe

Deixe seu comentário