Segurança dos pacientes é prioridade no Hospital da Mulher

Washington Nery

A segurança dos pacientes no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, é motivo de atenção especial sempre. Neste sentido, durante toda essa semana, o Núcleo de Segurança do Paciente intensificou os trabalhos com os funcionários da unidade hospitalar, desde as equipes de higienização aos médicos. O trabalho de sensibilização começou na segunda-feira, 15, e segue até sexta, 18.

A dinâmica envolve seis metas, as quais os servidores devem adotar para a segurança dos pacientes. Com uma didática interessante, os participantes devem visitar os stands, sendo que cada um representa uma meta.

A primeira delas é sobre identificação correta de pacientes, com a utilização de pulseiras e placas. Logo após vem o trabalho de comunicação com os pacientes. A terceira meta trata da administração de medicação e vigilância na prescrição. A cirurgia segura é a quarta. Não menos importante, a quinta meta trata da higienização das mãos. E por último, o risco de quedas e lesões.

Todo trabalho é feito com abordagens e conversas. Inclusive com visitas em diversos setores do hospital. “Estamos vendo uma participação muito boa dos funcionários. Eles questionam e aprendem muito”, destaca a coordenadora do núcleo, Verônica Leal.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, o Núcleo de Segurança do Paciente foi implantado em 2018, de acordo com orientação do prefeito Colbert Martins Filho. “Agora em 2019 estamos fazendo todos os protocolos necessários e sempre reforçando, atuando rigorosamente para que isso reflita no resultado positivo”.


Informações PMFS

PMFS - Micareta 05

Compartilhe

Deixe seu comentário