Dicas para reduzir o estrago da Páscoa na dieta

Reprodu��o

Se você está de dieta no período da Páscoa, já avisou seus amigos e parentes para que deem a você só um ovo pequeno, de preferência o que mais aprecia, correto? Comer o que gosta ajuda a controlar a compulsão, pois proporcionará maior saciedade, evitando que você "assalte" outros itens.

Fique atento ao chocolate diet. Esta versão pode ser até mais calórica que as tradicionais, porque possui mais gordura. Se a escolha for pelo light, também é bom estar atento. Mesmo "leve", a opção não está isenta de calorias. Comê-los em demasia comprometerá o seu regime da mesma forma que se estivesse saboreando as versões habituais.

Planeje seu almoço de Páscoa com antecedência, escolhendo preparações e alimentos menos calóricos. Na refeição, coloque uma boa variedade de verduras e legumes e escolha as carnes mais magras, sempre grelhadas, assadas ou cozidas. Como sobremesa boas opções são frutas ou doces à base de frutas. Evite os doces mais calóricos, já que mais tarde você provavelmente vai beliscar o ovo de chocolate.

Que tal aproveitar o feriado para praticar alguma atividade física? Além de acelerar o seu metabolismo, os exercícios melhoram o humor e diminuem a ansiedade. Isso aumenta a disposição para não ceder às tentações.

Tente alguns truques para evitar o consumo exagerado de chocolate. Um deles é deixar a guloseima derreter na boca. Outro é consumi-la junto com café ou outra bebida aquecida. O calor confere mais conforto ao estômago e a sensação de saciedade se prolonga.

Procure combinar o chocolate com algum outro alimento fonte de gordura boa (como amêndoa) ou de fibras (fruta). A parceria ajuda a reduzir o índice glicêmico. Outra dica que ajuda a potencializar o efeito de bem-estar do chocolate (e assim reduzir o consumo) é polvilhar o cacau em pó sobre uma banana assada. A fruta aquecida libera mais triptofano, substância presente também no chocolate que melhora o humor.

Lembre-se de computar as calorias extras que você consumir no período e tente, na medida do possível, fazer substituições. "Se for comer um pedaço de 4 x 4 cm uma vez ao dia, reduza uma colher de sopa de arroz e mais uma de feijão. Ou, se preferir, coma 2 cm a menos de carne por dia", sugere Anita Sachs, professora e chefe da disciplina de nutrição da Unifesp.

Quando for consumir o ovo, experimente um pedacinho e divida com seus familiares e amigos, assim, o chocolate acaba logo. Ou coma um pedacinho e guarde o restante em um recipiente, de mais difícil acesso, de forma que você possa ir consumindo aos poucos, ao longo de toda a semana, sem exceder a quantidade.

Evite estocar o chocolate em casa ou na gaveta do escritório. Compre à medida que for consumindo.

Evite os chocolates brancos, pois são feitos de manteiga de cacau, não possuem os flavonóides e possuem mais gordura. Evite também os trufados, com mousse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes irão aumentar o teor de gorduras e calorias.

Ok, você abusou e a balança acusou os excessos depois do feriado. Não se desespere. Dietas radicais não costumam ser bem-sucedidas, segundo a nutricionista Roberta Stella. Ela garante que a maneira mais efetiva de corrigir as escapadinhas é seguir um programa alimentar com uma restrição moderada de calorias. O resultado disso, na prática, são 500 calorias a menos do que a necessidade calórica ideal para manter o peso.

Se você não abre mão da Colomba Pascal, consuma uma fatia fina, de manhã, no lugar do pão ou torrada. Saiba que um pedaço (80 gramas) desse bolo tradicional pode ultrapassar 300 calorias.

O chocolate amargo é sem dúvida a melhor opção para quem quer manter a forma e a saúde. Com pelo menos 55% de cacau, ele é rico em antioxidantes, o que ajuda a prevenir doenças. Além disso, pesquisadores descobriram que um beliscar um pouco dessa guloseima (cerca de 30g) todos os dias ajuda a combater a compulsão alimentar.


Informações do UOL


 



Compartilhe

Deixe seu comentário