Fiéis celebram dia de São José e seu exemplo ainda que não chova

Joaquim Neto

Fiéis participaram neste dia 19 de março de procissão e missa, na Igreja Católica Matriz de Feira de Santana, agradecendo a São José no dia de sua comemoração.

Devotos do santo, a família de Lindéia e Miguel Braga mantém a tradição de fé. "Desde a infância com a fé católica, sabendo que José é o pai adotivo de Jesus, que cuidou muito bem de Jesus e de Maria, e que como modelo e exemplo de pai de família, da sagrada família de Nazaré, devemos seguir o seu exemplo acreditando plenamente que ele nos protege, nos ampara, cuida das famílias, de todos os homens pais de família e com essa fé a gente vem caminhando", disse Lindéia. "Que Ele nos proteja, nos ilumine, nos dê força e coragem para vencer a vida", deseja Miguel.

O casal teve a graça de ter uma filha, Lirane Braga, que nasceu no dia de São José e hoje completa 35 anos. Ela esteve junto aos pais, sua filha e marido agradecendo a Deus o dom da vida durante a missa. "É um momento que para minha família já se tornou tradição. Vinda dos meus pais, hoje com minha filha e meu esposo a gente estimula por ser um exercício da fé. Por São José ser uma figura, dentro do cristianismo, de tamanha importância, por ser o pai adotivo de Jesus, foi ele quem em terra educou, formou Jesus enquanto criança, jovem na missão dele e eu acho que é isso que devemos passar para nossas famílias", relatou.

O Arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro afirma que São José é "o patrono de toda a Igreja Católica, pai de Jesus, esposo de Maria, que cuidou, que zelou, que protegeu a sagrada família". "Aqui em Feira de Santana a festa de São José com a imagem, foi transferida de São José da Pororoca para a Matriz de Santana quando se construiu a paróquia em 1846", contou. 

O dia de São José é considerado uma festa tradicional na cidade. "Um momento forte da devoção do nosso povo, que cumpre toda a promessa de Deus de conduzir, de proteger, de dar uma descendência Àquele que liberta e salva a humanidade. Essa é a missão de José, aquele que fez a vontade do pai", detalhou.

Parte da cultura brasileira, existe a crença, especialmente entre os agricultores, de que se chover no dia de São José a safra vai ser boa. Sobre isso Dom Zanoni lembra canto de Luiz Gonzaga que diz "apela para março que é o mês preferido, Santo querido, senhor São José" e reconhece: "Faz parte da nossa esperança, da religiosidade do nosso povo e da fé da nossa gente".

Além das chuvas, os fiéis utilizam a intercessão de São José para receber outras graças. "São José é bastante presente, tendo em vista que em toda dioceses, em muitas comunidades, e talvez em todas as paróquias celebrem a solenidade de hoje, que é especial, no tempo de quaresma, uma exceção que somente a São José é permitida", relatou.

Ainda que não chova, o arcebispo chama a atenção para o exemplo. "A proposta que Deus dá a São José, mais do que alguém que deve manifestar e interceder por nós, é exemplo de fé - ele como Maria é feliz porque acreditou. Foi obediente, ouviu, acolheu com o coração a palavra do anjo que em sonho lhe apareceu", comentou.


Informações de Joaquim Neto

SECOM - MAIS BAHIA 0424

Compartilhe

Deixe seu comentário