Médico da IDM Cardio alerta sobre avaliação clínica antes da prática de atividades físicas

"Qualquer atividade física deve preceder de uma avaliação médica com eletrocardiograma associado à avaliação clínica", explica o Dr. Claudio Rocha, médico da IDM Cardio.

Está para além da sabedoria popular de que pessoas que possuem determinadas restrições cardiopáticas devem evitar certos excessos e iniciar algum tipo de treinamento físico, para a melhora da saúde e proteção do coração. Porém, é fundamental o acompanhamento médico para saber a condição do coração. A prescrição das atividades e hábitos devem ser avaliadas de forma individualizada para não colocar o órgão vital em risco.

Alguns exercícios são recomendados para o melhor condicionamento físico e funcionamento do coração. "Qualquer atividade física deve preceder de uma avaliação médica com eletrocardiograma associado à avaliação clínica", explica o Dr. Claudio Rocha, médico da IDM Cardio.

Atividades aeróbicas são ideais para a melhoria da saúde, pois elevam a aptidão cardiorrespiratória, no entanto a finalidade do esporte não pode se tornar "modismo" e os atletas de fim de semana devem ter os mesmos cuidados que os profissionais tem no trato com a saúde.

"As pessoas devem passar por um médico para identificar possíveis patologias e saber se pode ou não praticar determinado esporte, independente do qual seja", explica o cardiologista da IDM Cardio.

Compartilhe

Deixe seu comentário