REFORMA DA PREVIDÊNCIA TEM PLANO A E PLANO B

Em discurso em sua posse ontem, o “super” ministro da economia, Paulo Guedes, falou da necessidade de realizar reformas para estabilizar a economia brasileira. Segundo Guedes, não adianta se estabelecer tetos sem ter paredes erguidas, e essas paredes que vão sustentar a retomada na economia são as reformas.

Entre as principais, a mais polêmica e tida como a mais importante é a reforma da previdência. Para isso, o ministro chegou a falar que tem plano “A” e “B”. O primeiro seria a aprovação de projeto de lei na câmara e no senado, trâmite mais comum em medidas como essa. Já o plano “B”, seria um projeto de emenda à constituição, caso o governo não obtenha êxito com a aprovação no setor legislativo.

Sempre que o assunto vem à tona, a reforma da previdência vira alvo de discussões acirradas entre os segmentos que são a favor e os que são contra. Fato é que algo precisa ser feito para resolver o grande problema que é o rombo em um sistema que já não se sustenta faz tempo. A explicação é simples: Ou faz a reforma, ou a aposentadoria está com os dias contados. Hoje, quem é aposentado, não tem mais a segurança de que receberá o benefício por muito mais tempo, e quem ainda não se aposentou, pode não se aposentar nunca.

Enquanto a situação não se resolve, é melhor pensar em outras alternativas para elaborar um plano próprio de aposentadoria. Se não houver consenso, vai ser o único jeito.

PMFS - Micareta 05

Compartilhe

Deixe seu comentário