Futura ministra diz ter sido estuprada quando criança e concordar com educação sexual

Os abusadores foram líderes religiosos que frequentavam a casa da família e começaram a partir dios 6 anos, de forma que ela revela tentativa de suicídio relata os casos de estupro dos quais foi vítima entre os seis e os oito anos

Rafael Carvalho/Divulga��o/Governo de transi��o 437 Camila B

A futura ministra de Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, detalha em entrevista à Universa, e pela primeira vez, a série de estupros dos quais foi vítima quando era criança. Nas últimas semanas, a pastora evangélica e sergipana teve falas e propostas políticas altamente criticadas, mas decidiu não tratá-las na oportunidade. 

Damares Alves achou por bem falar apenas ao que viveu, primeiro, por motivos psíquicos que só a ela competem. Segundo, porque eles explicam, em parte, sua escolha por dedicar boa parte de sua atuação como advogada na defesa de crianças violentadas e, por último, porque os episódios envolvendo o médium João de Deus trouxeram o assunto novamente à pauta. 

Ela contou que o primeiro religioso que lhe abusou foi um missionário da igreja evangélica que frequentávamos na época, em Aracaju (SE). "Ele foi enviado de uma outra igreja para a minha cidade e ficou hospedado na minha casa. Chamo ele de 'falso pastor' porque era um pedófilo fingindo ser pastor. Ele foi às vias de fato comigo. Eu falo abuso, mas foi estupro", relatou. 

Segundo Damares, foram várias vezes em um período de dois anos e começou quando tinha seis anos, sendo que a última vez que o viu estava com oito. "Uma das cenas que lembro bem é: eu estava dormindo no meu quarto, que era ao lado do de meus pais. Estava sonhando que segurava uma coisa quente e, quando, abri os olhos, estava segurando o pênis desse homem. Senti pavor, medo e dor. Da primeira vez que me estuprou, ele me colocou no colo, olhou na minha cara e disse: 'Você é culpada, você me seduziu, você é enxerida'. Ele dizia que seu eu contasse para o meu pai, ele (o pastor) o mataria", disse.

O segundo religioso também frequentava a casa da família. "Me tornei uma presa fácil porque depois do primeiro abuso tinha muito medo e achava que o primeiro tinha contado para o segundo. Ele não foi às vias de fato. Me recordo de quatro momentos. Passava a mão no meu corpo, me beijava na boca, me colocava no colo. Uma vez ejaculou no meu rosto" .

A futura ministra conta que ela soube que os pais descobriram quando já era adulta. "Quando meus pais descobriram, foram conversar com religiosos da igreja e tiveram a orientação de não falar comigo, mas de orar. Naquela época não se falava de sexo com filhos, minha mãe nunca falou de menstruação. Trocaria anos de oração por um abraço ou uma conversa quando ela descobriu. Os pais precisam fazer isso: ler os sinais, prestar atenção nos filhos, perguntar se a criança quer contar alguma coisa, perguntar se alguém fez um carinho esquisito. Se alguém tivesse me dito para gritar, eu teria gritado".

"Aos 24 anos, vi em um jornal que um pastor foi preso por abusar de uma criança. Identifiquei o homem, era o mesmo que tinha abusado de mim. A foto me incomodou muito. Fui para o quarto chorando. Minha mãe disse que sabia porque eu chorava, que era por causa do homem que estava no jornal. Não sei exatamente, eles devem ter flagrado ou eu devo ter dito algo enquanto estava sonhando. Eles descobriram, foram falar com ele, e ele fugiu. Fiz uma cobrança de memória e lembrei que ele, de fato, sumiu da nossa vida", contou.

Na época, nada foi feito e ela também não falava nada porque tinha medo da morte do pai. "Fiquei refém daquele predador. Acontece com a maioria das meninas abusadas: algumas não falam porque são ameaçadas, outras, porque têm medo da reação do pai e da mãe e há as que acham que ninguém vai acreditar. Mas eu emitia muitos sinais. Infelizmente, ninguém notou", aponta. 

Damares Alves considera que seus ambientes de proteção falharam e que as circunstâncias a tornaram uma menina triste e retraída, considerada tímida. "Antes dos abusos eu sentava no primeiro banco da igreja, cantava feliz, dançava. Depois, não cantava do mesmo jeito, não dançava. Virei uma criança retraída. Tinha pesadelos e gritava à noite. Eu tinha dois ambientes de proteção: a família e a igreja. O terceiro devia ser a escola, mas quando cheguei nela já estava destruída. Acharam que eu era assim, e fui tratada como uma menina tímida. Os três ambientes falharam comigo. E não podia falar, o silêncio foi imposto", declarou.

Após passar pelo duplo abuso, a garota cristã diz se sentido pecadora e desmerecedora do céu. "Depois que ele machucou meu corpo, saciou todas as lascívias, olhou na minha cara e disse: 'Você é culpada'. Eu era uma criança cristã, achei que fosse para o céu, e ele sepultou meu sonho, porque achei que era pecadora. Ele não tinha direito de machucar meu corpo e nem o direito de arrancar meu sonho", falou com voz embargada. 

"Uma menina abusada é uma mulher destruída", afirmou Damares sobre a dor que sente ainda hoje. "Me expor custa demais. Mas entendo que preciso passar a mensagem de que sobrevivi. O objetivo de contar minha história é porque sei que milhões de meninas e meninos têm essa dor profunda. Vou lembrar sempre do que aconteceu". 

Damares Alves fala sobre a tentativa de tirar a própria vida devido a dor e sofrimento. "Peguei veneno de rato e subi no pé de goiaba, onde ia para chorar. Ia lá para não ser vista. Quando subi com o veneno, vi meu amigo imaginário, o personagem que é Jesus, de barba, roupa branca. O saquinho caiu da minha mão e desisti. Estão me ridicularizando por ter falado isso, mas se vocês não acreditam, problema é de vocês. Tem criança que vê duende, que fala com fadas. Eu vi Jesus. Percebo que há uma discriminação religiosa sórdida que está banalizando o sofrimento de uma criança", confessou.

A segunda ministra declara ser a favor da educação sexual. "Vou conversar com o Ministério da Educação sobre isso. A escola vai ter que ter um papel importante para combater abusos contra crianças. A primeira ideia é capacitar professores para identificar violências contra os alunos. Mas é preciso respeitar as especificidades de cada idade. E a família deve ser ouvida e consultada. Se a família não quiser que o filho aprenda sobre o assunto, vai ser responsabilizada por isso", declarou. 

Respondendo a questão sobre o perigo de deixar a decisão final na mão da família, sendo que em 65% dos casos os abusadores de crianças fazem parte do grupo familiar, ela considera que a escola tem o caminho para saber se a família é um lugar de proteção e isso teria que ser analisado. "Mas, repito, a família tem que ser ouvida e consultada", concluiu.

Informações da Universa

Compartilhe

Deixe seu comentário