Vacinação de febre aftosa é prolongada na Bahia

A medida foi estabelecida pela Agencia de Defesa Agropecuária da Bahia devido ao problema constatado no abastecimento de vacinas

Arquivo/Ag�ncia Brasil

A Bahia trabalha nesse momento em prol de ser zona livre da febre aftosa - doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos como bovinos e suínos -, sem vacinação. “Está previsto para o ano de 2020 que a gente se torne zona livre de febre aftosa sem vacinação, em decorrência das boas campanhas que tivemos com a integração dos produtores que estão tendo com responsabilidade de vacinar os seus rebanhos, então, com isso, podemos pleitear o status e acreditamos que vamos conseguir esse objetivo”, afirma Aurino Soares de Melo, coordenador da Coordenadoria Regional de Feira de Santana da Agencia de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

A prorrogação da campanha de vacinação de febre aftosa até dia 15 de janeiro faz parte dos métodos para alcance deste índice vacinal. Segundo Aurino Soares de Melo, aproximadamente 80% do rebanho já está declaradamente vacinado e, com a prorrogação, acredita-se alcançar a regularização da situação. “Esse ano a gente teve um problema com a questão do abastecimento das vacinas, os laboratórios não tiveram vacinas suficiente para atender nossa demanda e as revendas não conseguiram comprar vacinas suficientes para vender então, por isso, a Adab resolveu, junto ao Ministério da Agricultura, prorrogar essa campanha, para que a gente possa atingir as nossas metas”, pontuou.

A partir desta quarta (12) as revendas já estão com o estoque de vacina regularizado. “A gente vai ter um tempinho para vacinar já que a falta de vacina prejudicou e muito nossa vacinação”, comentou. Segundo ele, esta segunda etapa não irá se chocar com a campanha prevista para iniciar no próximo ano, uma vez que a outra começará em maio. “Nós temos muito tempo para a próxima campanha além do mais é uma campanha diferenciada em que a gente vai vacinar todo o rebanho”, comenta.

 Aurino conta novidade da vacinação de 2019: A dose da vacina que hoje é de 5ml vai cair para 2ml. “Isso quer dizer que vai diminuir a quantidade de dose aplicada animal que já vai ser um alento para o produtor”, afirma.

 

Chuvas

Segundo Aurelino, as chuvas foram confortáveis na Bahia e beneficiaram a criação dos rebanhos. “Choveu no estado todo, algumas regiões com chuvas mais intensas, outras mais amenas, mas de qualquer forma as condições das pastagens já estão em plena recuperação e acredito que daqui a 30 dias, quando já estiverem normalizadas, nós, como estado receptor de muitos animais, estaremos com nosso rebanho totalmente integrado, suprindo as perdas que tivemos com a questão das estiagens”, declarou.

Saúde

Sanitariamente os animais em todo território da Bahia estão “cobertos”. “Nós temos campanhas excelentes como pacote de vacinação das únicas vacinas que são exigidas obrigatoriamente”, relatou o coordenador da Adab. Em relação ao escore corporal dos animais, ele diz que se encontra bastante recuperado. “Nó temos um clima abençoado, uma terra abençoada, que com qualquer chuva já sai um pouco de forragem que já dá para alimentar nossos animais, então estamos com uma condição muito confortável em relação ao abastecimento dos animais tanto na parte de alimentação quanto na sanitária”, justificou. 


Informações de Miro Nascimento

Compartilhe

Deixe seu comentário