Proibição do uso da faixa exclusiva para ônibus na Av. Senhor dos Passos completa 10 meses

Reprodu��o

Valendo desde o dia 31 de janeiro desse ano, a proibição do uso da faixa exclusiva para ônibus do transporte urbano na Avenida Senhor dos Passos, completou dez meses que foi implatada. O Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho fala de números e das ruas e avenidas que vão contar com o mesmo sistema.

"Nós implantamos este serviço de faixa exclusiva na Avenida Senhor dos Passos, dando preferência de tráfego aos ônibus porquê os mesmos carregam milhares de pessoas todos os dias.  Além do fator de otimizar, serve também para dar segurança, porquê nos observamos as pessoas entrando e saindo da faixa exclusiva e quando  tinha que voltar para a caixa normal, havia vários conflitos, com várias colisões e atropelos", explica. 

De acordo com o Maurício Carvalho, com essa nova medida disciplinar da SMT, o sistema de ônibus está fluindo melhor, diminuindo significativamente essa possibilidade de acidentes e atropelos. "Antes do início desta intervenção, nós fizemos um trabalho de divulgação e conscientização durante quarenta dias, só após este trabalho é que as notificações começaram a serem emitidas", afirma. 

"De janeiro até outubro, nós tivemos 4.367 notificações. Não é número de veículos e sim de notificações, uma vez que o mesmo pode ser notificado mais de uma vez", conta. 

Além da faixa exclusiva, no local também há faixa de velocidade, sendo permitido até 50 km. "Se, por ventura, o veículo adentrar a faixa exclusiva de ônibus, nos temos a possibilidade dele está não só comendo esta infração, como também poderá ser notificado se ele ultrapassar os 50 km estabelecido na via", salienta. 

"É bom que a gente diga que existem alguns locais que é permitida a conversão através da faixa exclusiva", pontua.

Vale lembrar aos condutores que existe fiscalização eletrônica em todo o trecho e quem for notificado invadindo a faixa exclusiva de ônibus será notificado por infração gravíssima, terá 7 pontos perdidos na carteira e mais uma multa de R$ 293,14.

Maurício Carvalho salienta ainda que a notificação do será dada nos trechos em que há sinalização. "Todos os trechos estão sinalizados com placas, pinturas e o que nós podemos pedir é que estes motoristas não cometam este tipo de infração que é de caráter gravíssimo e será assim também quando o sistema de BRT for implantado. É por isso que, em várias avenidas da cidade, haverá a faixa exclusiva de ônibus", concluiu.

Com informações do repórter Joaquim Neto.

Compartilhe

Deixe seu comentário