Diretor de Orientação ao Consumidor do Procon dá dicas aos consumidores nesta Black Friday

(Foto: Cl�lio Tomaz/Leiaj�Imagens/Estad�o Conte�do)

A época de Black Friday possui os seus prós e contras, para falar sobre o assunto, o Bom Dia Feira entrevistou o diretor de Orientação ao Consumidor do Procon de Feira de Santana, Jorge Marques, que explica  quais cuidados os consumidor precisa ter nesta época e qual a será a atuação do órgão.

De acordo com o mesmo, a preocupação do Procon além de orientar o consumidor, é verificar se os logistas estão aplicando o que eles ofertam. "No ano retrasado, tiveram lojas que colocaram até 70% de desconto e está palavra 'até' complica tudo, porquê quando chegasse na loja, não se encontra nenhum item com 70% de desconto. O consumidor precisa de precaver, verificando os preços", explica Jorge Marques.

Ainda de acordo com o diretor de Orientação ao Consumidor do Procon, o consumidor precisa estar atento às pegadinhas de algumas lojas que não fazem promoção nenhuma, apenas modificando a forma de expor o valor do produto, como por exemplo: de R$ 100,00, por R$ 99,90. "O dinheiro está em mãos do consumidor, então, ele compra onde ele quer. Sempre quando comprar um produto, é importante pedir para abrir a caixa e verificar o produto com as próprias mãos, para observar se o mesmo está intacto e perfeito, por que depois que sai da loja, muitas vezes não pode haver troca de mercadoria", salienta. "O código de defesa do consumidor é claro, saiu da loja em perfeito estado e obteve problema depois, o produto tem que ser levado para a assistência técnica. A loja só tem obrigação de trocar na mercadoria quando a mesma sai da loja com defeito, estando em promoção ou não", afirma.

Jorge Marques ainda fala das queixas que chegam ao Procon, em relação ao Black Friday. "90% das queixas são sobre isso; troca de produtos e termos de garantia. O consumidor precisa ficar atento para a loja não fazer a venda casada, porquê existem lojas que estão aplicando 3 ou 4 seguros na compra do produto. Venda casa é extremamente proibido e o seguro somente quem pede e o consumidor, ele tem o direito de recusar a garantia extendida", pontua.

"Tudo que o consumidor comprar, ele precisa exigir a nota fiscal ou cupom fiscal. Existem muitos logistas que dão uma nota de orçamento, quando o consumidor vem ao Procon com esta nota, ele não tem garantia de nada. Nota de orçamento não dá garantia. Assim que efetuar a compra, exija a nota fiscal que é a única que tá o direito do consumidor reclamar e exigir seus direitos. Com esse documento, ele pode se dirigir ao órgão, caso se sinta lesado, para realizar a sua denuncia que o Procon entrará em contato de imediato com o logista para resolver o problema", conclui.

Com informações do jornalista Fernando Moreira.

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