Secretário Pablo Roberto discorda com vereador Edvaldo Lima sobre fim da pista de skate

O chefe da Seprev concorda que a região precisa de maior segurança, mas discorda que dê lugar a quiosques como sugerir o edil na Câmara de vereadores

Orisa Gomes

O vereador de Feira de Santana, Edvaldo Lima (PP), levantou a hipótese de demolir a pista utilizado pelos skatistas para colocar quiosques na Praça de Alimentação de Feira. Sobre o assunto, o secretário Pablo Roberto, de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), disse não concordar de forma nenhuma com a questão. "Nós que acompanhamos aquele trabalho, a militância de quem anda de skate na cidade, sabemos, sem dúvida nenhuma, que quem está trazendo algum tipo de transtorno para aquela praça não é quem pratica o skate", defendeu.

O secretário Pablo disse que acompanha o que é realizado na praça, tanto visitando a localidade quanto através de um sistema de vídeo monitoramento que permite ter uma visão do espaço 'de cima'. Apesar da discordância com Edvaldo Lima, ele fez questão de ressaltar respeito e admiração pelo ex-colega na Câmera de vereadores. "Eu respeito muito o meu colega, o vereador Edvaldo Lima, ele sabe da admiração que eu tenho por ele e acredito que a recíproca é verdadeira. Sempre que temos oportunidade, conversamos muito. Quando eu tava na Câmara, na legislatura passada, nós tivemos vários debates importantes no que diz respeito às questões da cidade", apontou.

Embora considere o posicionamento de retirar a pista de skate para construir quiosques equivocado, o secretário  considera muito importante que se aumente a vigilância da guarda municipal no ambiente.  Segundo ele, um ofício com o pedido enviado pelo vereador Edvaldo Lima foi recebido e encaminhado para o comando, que se responsabilizou por maior atenção em conjunto com a Polícia Militar.

Pablo Roberto não acredita que a retirada da pista resolva o problema e defende a união de esforços. "Se essa situação está acontecendo, quando acontece, certamente também incomoda muito quem vai praticar o skate ali naquela região. O que nós defendemos é uma atenção maior do poder público e o governo municipal tem feito isso, temos dado manutenção sempre naquele equipamento, o governo construiu recentemente e inaugurou uma pista de skate completamente moderna lá no Parque da Cidade, mas eu acho que não é uma política correta você acabar com um equipamento daquele, particularmente defendo que deve ser ampliado", considera.

Em sua versão, o secretário da Seprev aponta que tem uma associação que pratica skate na Praça de Alimentação em que muitos membros são evangélicos. "Não tem essa história [de drogas], então eu acho que nós devemos é potencializar e ajudar as pessoas que praticam e querem praticar o esporte, tranquilo e saudável", declara. "Nós enquanto secretaria estamos fazendo a nossa parte, no que diz respeito ao monitoramento e contamos com outras secretarias atuantes: a de Desenvolvimento Social com sua equipe de abordagem de rua; o consultório de rua da Secretaria de Saúde; o movimento de população de rua trabalhando muito forte na busca de pessoas que estão ali por algum motivo", citou.

Pablo Roberto aponta que aquele espaço tem tido sempre atenção, mas que é louvável o posicionamento do edil Evaldo Lima quando fala que o Município deve acompanhar e dar mais atenção. 

Segurança

O secretário aponta que não existe a possibilidade de colocar um policiamento fixo na Praça de Alimentação. "Eu não tenho condições hoje de colocar guarda municipal em todos os lugares que nós deveríamos ter condição. Nós entendemos e sabemos da importância desse policiamento mais ostensivo que tem que ser feito e é feito pela Polícia Militar através do Comando Regional Leste em nossa cidade, mas há um trabalho de maior que estamos fazendo muito, que é de prevenção, de conscientizar as pessoas. Lançamos recentemente a campanha Feira Pede Paz que tem esse objetivo, porque hoje, com a onda de insegurança que está no país inteiro, se a gente for colocar guarda municipal, tem que colocar um em cada esquina porque está demais", afirma.

As medidas tomadas pela Seprev, segundo Paulo Roberto é, a partir do mapeamento dos lugares onde oferecem risco em determinados horários e dias da semana, o trabalho que tem sido feito e está no planejamento para continuidade é posicionar os equipamentos e a guarda municipal continuar realizando rondas permanentes. 

Informações de Joaquim Neto

Compartilhe

Deixe seu comentário