Reunião promove diálogo sobre municipalização de escolas da rede estadual em Feira

Uma comissão de professores e diretores da APLB Feira se reuniram com diretores do Núcleo Regional de Educação (NRE - 19)

Marcelo Fernandes

Uma comissão de professores e diretores da APLB Feira se reuniram com diretores do Núcleo Regional de Educação (NRE - 19),  para tratar da municipalização das escolas estaduais do município, nesta terça (13).Valesca Cordeiro de Lima, coordenadora da educação básica do Estado, falou ao repórter Marcelo Fernandes sobre resultados.

A oportunidade foi utilizada para esclarecer questionamento apresentados por professores e alunos de 6 escolas da rede estadual que estavam representados. "Nós apresentamos os critérios que foram levados em consideração, inclusive a estrutura física das escolas que serão municipalizadas; o que acontecerá com os professores,que serão cedidos por tempo determinado, dependendo do convêncio que será firmado com o município, além da equipe gestora e alunos", relaciona.

A coordenadora de educação garante que nenhum aluno será desassistido e as escolas que, por ventura, venham a ser extintas terão seus alunos absorvidos por escolas próximas, do mesmo bairro. "Todo estudo foi feito, como é feito anualmente no processo de reordenamento da rede, para não haver prejuízo nem pelos professores nem para os alunos. Todos os alunos serão assistidos e, mesmo diante de tudo que já foi decidido, caso seja sinalizada algum prejuízo não vamos [Estado] nos abster de receber essa comunidade nas nossas escolas", declara.

Valesca Lima aponta que, embora as decisões que foram tomadas sejam definitivas, algumas colocações indicaram que pretendem continuar na mobilização por entender que é possível ainda reverter a situação. "Em momento algum a rede estadual de ensino está se eximindo de ofertar o ensino e atender aos alunos tanto de fundamental quanto de encino médio", ressalta. 

A coordenadora ainda informa que duas escolas terão outro momento de discussão, com a presença do diretor do Núcleo Territorial de Ensino (TRE) Ivamberg Lima, nesta quarta (14).

Uma vez que o município sinalizou a possibilidade de receber os alunos da Escola Estadual Maria Quitéria no Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim, havendo uma extinção desta escola, o prédio centenário e público será utilizado como centro cultural - proposta do secretário educação Walter Pinheiro, cujos detalhes serão publicizados "em momento adequado", segundo Valesca Lima.

A previsão para que a estrutura seja modificada é a partir de 2019, considerando o período de matrículas e parecer do município que constatou que não tem condições de absorver o alunado do 6º ano de todas as escolas, especificamente. "Estamos aguardando uma resolutiva da Secretaria Municipal de Educação - SEDUC, no que tange a saber quais são os bairros e as escolas que poderão ter o 6º ano absorvido, ou não, para que nós possamos ofertar também", declarou.

Serão municipalizadas em Feira as escolas Zilda Ramos, Monsenhor Mário Pessoa, Ernestina Carneiro e Eduardo Fróes da Mota.  O prédio, todo o mobiliário e professores emprestados são cedidos pelo Estado. 

Informações de Marcelo Fernandes

Compartilhe

Deixe seu comentário