Festival de Teatro inicia hoje (1) com ações no Centro da Cidade

Artista de 10 estados realizarão cerca de 90 atividades

A Cia Cuca de Teatro, realizadora do Fenatifs – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, juntamente com artistas dos grupos que participarão do Festival e artistas convidados promoverá uma intervenção em forma de cortejo para marcar a abertura oficial da 11ª edição do Fenatifs nesta segunda-feira (1).

A ação, que será realizada das 9 às 11h, vai percorrer os espaços do canteiro central da avenida Getúlio Vargas entre o Monumento da Maria Quitéria e as proximidades do prédio da prefeitura de Feira de Santana.

O 11º Fenatifs acontece no ano em que a Cia. Cuca de Teatro celebra duas décadas de trabalho voltados à infância e juventude, o que provoca motivos múltiplos de alegria, afinal estamos ajudando a construir e desenvolver o maior festival do Norte/Nordeste do Brasil voltado para crianças e jovens. O 11º Fenatifs segue até o dia 12 de outubro de 2018.

Mascaramento

A 11ª Edição do Fenatifs em parceria com o Museu Regional de Artes do Cuca - MRA abre espaço para apresentação da exposição Mascaramento, do artista José Arcanjo, com curadoria de Maristela Ribeiro e montagem de George Lima. O evento faz parte das atividades formativas do Festival e estará disponível para o público de 01 a 30 de outubro.

A exposição reúne trabalhos de desenho, pintura, colagem, fotografia, modelagem, instalação, e são desdobramentos da poética desenvolvida pelo artista, desde 2006, sobre a manipulação de objetos. A vernissage está agendada para a terça-feira (02), às 19h30, quando ocorre o encerramento da Oficina de Utilização de Máscaras Efêmeras, ministrada pelo artista que também integra a programação do Fenatifs com o espetáculo “Cosmonave”, da Cia Teatral Nós Por Exemplo, da qual faz parte junto com o artista Roberval Barreto.

José Arcanjo é biólogo de formação, mas especializou-se em Artes: Especialista em Metodologia do Ensino de Desenho e Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade, pela Uefs. Trabalha com Artes Visuais e Teatro de Formas Animadas. Dirigiu, junto à Cia Teatral Nós Por Exemplo, três espetáculos de animação: em 2010, “A Floresta de Mariquita, trabalho de teatro de bonecos”; em 2012, “Maria Fubá, espetáculo de teatro de máscaras”; em 2017, “Cosmonave: a fábula da criação do universo contada pelos objetos, um espetáculo de teatro do objeto”.

Ele também participou de diversos Salões de Artes Visuais da Bahia, Bienal do Recôncavo, além de diversas exposições individuais e coletivas.

Artistas de 10 estados e cerca de 90 atividades

Para a edição de 2018, o Fenatifs recebeu 195 inscrições de espetáculos enviadas pela internet de 12 estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Ceará e do Distrito Federal).

O 11º Fenatifs contará com grupos e artistas de 10 estados, com a participação de 14 espetáculos selecionados via editais e cinco espetáculos convidados, totalizando 19 espetáculos que se apresentam como representantes das Mostras Nacional, Interior do Nordeste e Jovens Talentos.

Nas Atividades Paralelas o Fenatifs promove 33 atividades formativas, compostas por oficinas, workshops, exposição, debates e conversas mediadas pelos críticos, além da Mostra de Talentos Mirins, protagonizada por crianças de instituições que trabalham com teatro em Feira de Santana e região.

Com a realização de 57 apresentações de espetáculos e 33 atividades paralelas dando um total de 90 ações, a edição de 2018 do Fenatifs pretende alcançar mais uma vez a marca de mais de 15.000 pessoas que participarão dessa grande festa do teatro infantil brasileiro.

Por trás de cada espetáculo há o trabalho de vários artistas que fazem tudo acontecer, esse tem sido o slogan da edição de 2018 do Fenatifs, um festival de múltiplas ideias, incontáveis saberes, diversas expressões de linguagens e qualificação, com atrações que aproximam o tradicional do teatro para a infância e juventude da produção contemporânea favorecendo assim o diálogo e troca de conhecimentos.

Confira a programação completa do Fenatifs 2018 no site www.ciacucadeteatro.com.br

Compartilhe

Deixe seu comentário