São Cosme e Damião: o que a celebração representa para os católicos [1]

O frei Vandeir Santana responde quem foram os santos e sobre as especificidades da fé

Reprodu��o/ Can��o Nova

Nesta quarta-feira (26) e na quinta (27), são comemorados os dias de São Cosme e Damião. O repórter Joaquim Neto, do Bom Dia Feira conversou com representantes da Igreja Católica e da crença de Matrizes africanas para entender como as duas religiões cultuam os mesmos santos em dias diferentes. A matéria será compartilhada com uma versão para cada uma as respectivas datas de comemorações.

O frei Vandeir Santana, da Ordem dos Frades Capuchinhos, explica que Cosme e Damião eram médicos que exerciam gratuitamente a profissão. Segundo uma tradição muito antiga, se tornaram mártires quando padeceram na Síria, de forma que o culto se difundiu em toda igreja, sobretudo no século IV, provavelmente porque foi no dia 26 de setembro que os nomes deles foram cravejados por Félix IV, entre os anos 525 a 530 d.C., na basílica romana que os homenageia.

A devoção pelos santos foi herdada de Portugal, país católico que trouxe muitas crenças e encontrou no Brasil a cultura indígena e a cultura Afro, lembra o frei para explicar o que compreende como sincretismo religioso – a mistura de crenças, embora cada uma tenha sua especificidade: para os católicos Cosme e Damião não representam duas crianças como no candomblé.

Para o frei, o costume de fazer e doar caruru é entendido como uma ação sincrética, de forma que particularmente a comida lhe agrada ao ponto de ser sua escolha para compartilhar em comemoração à própria Profissão Religiosa, no entanto, deve-se ter em mente a distinção entre o preceito católico de ter uma festa e o outro onde se faz oferecimentos. Quando questionado acerca do método como pagamento de promessas, o frei defende que depende do caso, a partir da análise de vida e trajetória da pessoa, que distingue a fé. “Aqui não se trata de preconceito, discriminação, injúria ou intolerância, mas a ideia é que a gente separe o que é católico daquilo que é do candomblé, uma religião que particularmente eu respeito e admiro muito pela beleza da antropologia africana”, observa.

As promessas feita pelos católicos a São Cosme e Damião ou mesmo a outros santos como o Santo Antônio, conforme identifica o frei Vadeir, são tentativas de barganha do fiel que, segundo ele, precisa ser desmistificada uma vez que é Deus Quem realiza o milagre e para tanto não necessita de intermédio. “Por se sentir pecador ou indigno de falar ou de pedir diretamente a Deus diz, eu vou usar então esse intermediário porque é amigo de Deus – é como ‘mais próximo de Deus’ que os santos são vistos –, mas entender que o voto é feito para Deus e tem a ver com mudança de vida, com conversão e não com comida, presente ou qualquer coisa que eu faça”, esclarece.

Na quinta (27) saiba sobre o que representa e como é comemorado o dia de São Cosme para a religião de Matriz Africana...


Compartilhe

Deixe seu comentário