Acupuntura melhora Dor e qualidade de vida nos cuidados de tumores e câncer

A fisioterapeuta acupunturista, Thays Malaquias, explica que o uso da acupuntura como um método de alívio da dor está baseado num grande número de ensaios clínicos e não há dúvida de que a acupuntura tem um efeito potente e confirmado no tratamento da dor

Os pacientes com câncer em fase avançada enfrentam simultaneamente vários problemas. O conceito denominado dor total abrange vários componentes: a luta contra a doença e seus respectivos tratamentos, os problemas emocionais (raiva, depressão, desesperança, desespero, culpa, proximidade da morte) e a mudança dos planos de sua vida, pois deixam de lado os de longo prazo, fixando-se em metas de curto prazo. 

A OMS declarou que a dor associada ao câncer é uma emergência médica mundial. A dor é de grande intensidade nos pacientes oncológicos. Nos casos avançados, ela ocorre em 50% a 75% deles. Alguns pacientes apresentam mais de um tipo de dor. Quanto ao tratamento foi estabelecido no Primeiro Consenso Nacional de Dor Oncológica que os analgésicos opióides deveriam ser a base do tratamento da dor oncológica. É imprescindível para o controle da dor o conhecimento e a utilização da escada analgésica e dos medicamentos específicos, por via oral, em 85% a 95% dos pacientes. 

A recorrência a métodos médicos não convencionais, dentro da medicina alternativa e complementar, tem crescido muito, não só o interesse como também a aplicabilidade de vários métodos que podem auxiliar o paciente no enfrentamento do diagnóstico e tratamento, podendo desta forma, melhorar sua qualidade de vida e a Aucpuntura é um dos mais procurados.

A mensuração de qualidade de vida do paciente oncológico, nos dias atuais, é um importante recurso para avaliar os resultados do tratamento na perspectiva do paciente e fornece informações valiosas sobre o impacto das doenças e dos tratamentos nos aspectos físicos, funcionais, sociais e emocionais dos pacientes. No momento do diagnóstico, a percepção do paciente sobre sua qualidade de vida tem se mostrado um poderoso indicador prognóstico. Quando avaliada durante e após o tratamento, fornece inestimáveis informações para clínicos e pesquisadores. Apesar de ser importante em todos os estágios da doença oncológica, a avaliação dos efeitos dos tratamentos na qualidade de vida dos pacientes tem sido mais amplamente estudada em neoplasias avançadas .

A fisioterapeuta acupunturista, Thays Malaquias, explica que o uso da acupuntura como um método de alívio da dor está baseado num grande número de ensaios clínicos e não há dúvida de que a acupuntura tem um efeito potente e confirmado no tratamento da dor. No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor, seja ela de várias origens. A aceitação do efeito da acupuntura no alívio da dor foi facilitada pela descoberta dos opióides endógenos. Essa descoberta trouxe uma explicação lógica em termos ocidentais para o efeito sobre a sensibilidade à dor. Além de aliviar a dor, a acupuntura é comumente usada na Medicina Tradicional Chinesa para tratar várias doenças. A acupuntura não causa apenas um efeito analgésico, ela provoca múltiplas respostas biológicas. Os efeitos analgésico e anestésico da acupuntura são, hoje, concebidos a partir de pesquisas científicas, como um processo de excitação que libera endorfinas.

A investigação clínica da acupuntura no tratamento do câncer é relativamente nova e desafiante na área da oncologia. Verifica-se um aumento significativo nas últimas 20 décadas. Entre os anos 1987-2007, foram publicados na PUBMED 8.276 artigos relacionados à acupuntura, dos quais 320 eram específicos para oncologia. Estudos mostram que a acupuntura é um tratamento seguro e eficaz com potenciais benefícios para os sintomas da dor, neutropenia, fadiga, xerostomia, náusea e vômitos e fogacho entre outros.

Os resultados positivos destas intervenções refletem em uma melhora da qualidade de vida desses pacientes e, portanto, requer maior interesse para que a Medicina Complementar e Alternativa seja integrada nos cuidados dos pacientes com câncer. O importante é estar em constante busca de uma melhor qualidade de vida do início ao fim do tratamento, cujo compromisso é dar sentido à vida dos nossos pacientes, não somente visar o seu prolongamento, mas sim dar qualidade aos dias vividos.

Informações da Dra. Thays Malaquias - Fisioterapeuta especialista em acupuntura

Compartilhe

Deixe seu comentário