Fique de olho! Inscrições para o Fies foram prorrogadas até esta terça-feira Fonte

Prazo iria acabar neste domingo; porém, após o sistema apresentar falhas e ofertar vagas que não existiam, Ministério da Educação alterou o calendário

Isabelle Ara�jo/MEC

O prazo das inscrições para o Fies 2018 (Fundo de Financiamento Estudantil), que terminariam neste domingo(22), foi prorrogado. Com isso, a nova data limite passa a ser a próxima terça-feira (24). Serão ao menos 155 mil vagas disponíveis no segundo semestre deste ano, das quais 50 mil com juro zero.

As inscrições para o Fies 2018 devem ser realizadas direto no site oficial do programa de financiamento. Com a prorrogação do prazo, agora os estudantes podem se inscrever até as 23h59 de amanhã. 


Antes de se inscrever, a pessoa tem de ter participado de uma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010. Na avaliação, o estudante precisa ter recebido média igual ou superior a 450 pontos, além de nota maior de zero na redação.


Apesar do calendário de inscrição ter sido alterado, não haverá qualquer alteração nas demais datas do cronograma. Ou seja, a divulgação do resultado do Fies 2018 está mantida para esta sexta-feira (27).


De acordo com o Ministério da Educação , essa prorrogação em específico foi feita porque o sistema apresentou falhas e estava ofertando aos candidatos vagas que não existiam. Além de estender o prazo das inscrições, o ministério entrou em contato com os estudantes que haviam feito inscrição em cursos sem vagas ofertadas para que refizessem esse processo. 


"Para aqueles que não refizeram, o sistema automaticamente cancelou a inscrição e o MEC os comunicou, também via e-mail e SMS. Ainda, para não prejudicar os alunos, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrição do processo por mais dois dias", diz o ministério em nota. 


Para a inscrição, é necessário acessar o site e fazer um cadastro, com o número de CPF, data de nascimento e outros dados solicitados. Feito o cadastro, o estudante deve voltar à página inicial para acessar a página de dados cadastrais, responder um questionário e inserir informações sobre o grupo familiar, com data de nascimento e CPF, nome completo, renda individual e grau de parentesco.


Por fim, a pessoa deve indicar a preferência por estado, município e curso. Dá também para especificar a instituição de ensino em que se deseja estudar. De acordo com o MEC, até a manhã de hoje, já haviam sido concluídas 170.190 inscrições no Fies 2018 .


Entenda as modalidades antes de concluir as inscrições para o Fies 2018 


Esse fundo concede financiamento estudantil a inscritos em cursos superiores de instituições privadas que tenham avaliação positiva do Ministério da Educação e facilita o ingresso de alunos a faculdades. O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda do candidato.

A modalidade juro zero destina-se a candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil. 


Já a modalidade P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre três e cinco salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento. 


Depois da divulgação do resultado da seleção, os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações das inscrições para o Fies 2018 no período de 27 a 31 deste mês e, em seguida, fechar a contratação do financiamento.


* Com informações da Agência Brasil.


Compartilhe

Deixe seu comentário