China vai taxar mais de cem produtos dos Estados Unidos

O Ministério das Finanças chinês anunciou, em comunicado, que as novas tarifas entram em vigor na segunda-feira (2).

Foto: Reprodução

A China anunciou o lançamento de novas tarifas sobre carne, fruta e outros produtos dos Estados Unidos em retaliação contra taxas aprovadas pelo presidente norte-americano Donald Trump na importação de aço e alumínio.

O Ministério das Finanças chinês anunciou, em comunicado, que as novas tarifas entram em vigor na segunda-feira (2).

O anúncio surge após advertências das autoridades chinesas há mais de uma semana, no âmbito de uma crescente disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo.

A Comissão de Tarifas Aduaneiras da China está aumentando em 25% os valores das tarifas para produtos como derivados de porco ou sucata de alumínio, além de impor uma nova tarifa de 15% em mais de 100 outros produtos importados dos Estados Unidos, como amêndoas, maçãs e frutos vermelhos.

A Agência de Notícias Associated Press pediu um comentário à Presidência norte-americana, mas não obteve retorno.

O aumento das tarifas é a resposta aos aumentos de 25% para o aço e 15% para o alumínio importados impostos por Donald Trump, que já anunciou a decisão de impor tarifas no valor de 50 mil milhões de dólares às importações chinesas. Uma boa parte para, justifica, punir Pequim por suposto roubo da tecnologia americana.

A resposta chinesa pode acabar prejudicando os agricultores e fazendeiros norte-americanos, muitos deles eleitores de Trump em 2016, que no ano passado venderam à China 20 mil milhões de dólares em mercadorias.

No fim do mês passado a consultora Wood Mackenzie considerou que uma escalada na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China poderá abrandar o crescimento econômico mundial de 2,9 a 2,2 %, nos próximos quatro anos. Com informações da Lusa.

Compartilhe

Deixe seu comentário