Mark Zuckerberg quebra seu silêncio sobre o escândalo de vazamento de dados

Especificamente a respeito da Cambridge Analytica, Zuckerberg lembrou que o Facebook requisitou à empresa que apagasse os dados recolhidos em 2015

Foto: Reprodução

Após permanecer dias em silêncio absoluto, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, finalmente resolveu se pronunciar a respeito do escândalo Cambridge Analytica na tarde desta quarta-feira (21). A polêmica em questão começou quando um pesquisador revelou que tal empresa utilizou indevidamente dados sigilosos de mais de 50 milhões de usuários da rede social para mudar o rumo das campanhas políticas nos EUA e no Reino Unido.

De acordo com Zuckerberg, houve “uma quebra de confiança” não somente entre o Facebook e a Cambridge Analytica, mas também entre a rede social e “as pessoas que compartilham seus dados conosco e confiam em nós para protegê-los”. No intuito de consertar o problema e restaurar a confiança dos internautas, a empresa afirmou que adotará algumas medidas drásticas.

“Eu estive trabalhando para entender o que exatamente aconteceu e como podemos agir para ter certeza de isso não vai acontecer novamente. A boa notícia é que as ações mais importantes para prevenir que isso ocorra de novo já foram tomadas alguns anos atrás”, declara Zuckerberg. “Mas nós também cometemos erros, há mais coisas para fazer, e nós precisamos prosseguir com isso”, completa.

Primeiramente, o CEO anunciou que todos os apps que possuem acesso a “grandes quantidades de dados” antes de a rede social ter mudado suas políticas de privacidade (em 2014) passarão por uma investigação organizada pela própria companhia. Além disso, a plataforma vai restringir ainda mais o acesso a informações sigilosas por parte de desenvolvedores, impedindo que eles usem dados de internautas que não abriram seus aplicativos por mais de três meses.

Especificamente a respeito da Cambridge Analytica, Zuckerberg lembrou que o Facebook requisitou à empresa que apagasse os dados recolhidos em 2015, e a agência mentiu para a rede social, afirmando que tal pedido havia sido cumprido. A companhia não pode mais publicar apps na plataforma desde o dia 16 de março, quando foi terminantemente vetada do espaço de desenvolvedores do site.

Vale lembrar que o Facebook está sendo investigado pela Comissão Federal de Comércio dos EUA, que pretende apurar se a rede social foi negligente em relação ao correto tratamento e proteção dos dados de seus usuários. Caso a decisão do órgão seja afirmativa, Zuckerberg terá que pagar multas de “milhares de dólares” por cada dia de violação.

Fonte: Facebook

Compartilhe

Deixe seu comentário