Médicas especialistas falam sobre Semana do Sono que acontecerá no Boulevard Shopping

Nesta sexta-feira (16), das 10h da manhã até às 21h, no Boulevard Shopping, uma equipe multiprofissional, vários especialistas estarão presentes, dentre eles dentistas, fisioterapeutas

Foto: Marcelo Fernandes

A Semana do Sono está acontecendo no Brasil inteiro, na Bahia, várias cidades estão trabalhando em prol desta semana e aqui em Feira de Santana não é diferente.

Nesta sexta-feira (16), das 10h da manhã até às 21h, no Boulevard Shopping, uma equipe multiprofissional,  vários especialistas estarão presentes, dentre eles dentistas, fisioterapeutas. “Estaremos fazendo um questionário com pacientes, tirando as dúvidas a respeito dos distúrbios do sono, aferindo pressão, calculando o IMC (Índice de Massa Corpórea) que, inclusive, tem relação com os problemas de sono”, explica Carolina Almeida, médica especialista no assunto.

A médica explica que os problemas de sono são diversos, o paciente pode apresentar desde um ronco, até uma apneia do sono com a parada respiratória, problemas de insônia, síndrome de perna inquieta que, inclusive, é uma patologia bastante frequente, além do sonambulismo. “Existem distúrbios de sono também em crianças, onde elas podem apresentar ronco, então, estaremos tirando todas essas dúvidas do sono”, explica.

De acordo com a especialista, uma pessoa que dorme mal, com certeza ficará mais irritada, com falta de paciência para trabalhar, sempre agitada e ansiosa. “Uma pessoa que está sempre cansada, sempre disposta, sempre mal humorada, tem que procurar um médico especialista do sono, por que é a noite que nós produzimos diversos hormônios que são responsáveis por estarmos bem no dia seguinte”, ressalta.

A médica especialista do sono Carolina Almeida ainda salienta que uma pessoa que dorme mal, tem maiores chances de adquirir hipertensão, diabete, AVC, impotência sexual, disfunção erétil, assim como também está vulnerável à acidentes de carro por conta de “cochilos”.

“Há ocasiões em que o paciente terá que tratar o seu problema com cirurgia, outras serão tratadas apenas com terapias ou aparelhos associados. O distúrbio do sono tem tratamento, o paciente só precisa buscar ajuda”, completa.


Compartilhe

Deixe seu comentário