O Bahia conquistou o primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro 2025. Na noite desta segunda-feira (21), o Esquadrão de Aço venceu o Ceará por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, no encerramento da quinta rodada. O gol que definiu a partida foi marcado por Everton Ribeiro em cobrança de pênalti aos 58 minutos do segundo tempo.
Com o resultado positivo, o Tricolor saltou para o 13º lugar na tabela de classificação com seis pontos. Estacionado nos sete, o Vozão é o quinto colocado.
Pela sexta rodada do Brasileirão, o Bahia terá um duro desafio diante do Palmeiras, no próximo domingo (27), às 18h30, no Allianz Parque. Porém, antes disso, o Tricolor vira a chave para a Libertadores, onde é o segundo colocado com quatro pontos, mesma pontuação do líder Inter, na tabela de classificação do Grupo F. Na quinta (24), às 21h no horário de Brasília, o time baiano mede forças com o colombiano Atlético Nacional, que é o terceiro com três, também em casa, pela terceira jornada da competição continental.
Primeiro tempo
A primeira oportunidade criada foi do Bahia aos seis minutos na chegada na área de Iago Borduchi que finalizou para fora. Cinco minutos depois, o Ceará tentou na cabeçada de Aylon que Marcos Felipe agarrou. Aos 31, Pedro Raul foi lançado em profundidade, mas foi travado por Ramos Mingo na hora de finalizar. O técnico Léo Condé foi obrigado a mexer no time com a contusão de Aylon que deixou o gramado para a entrada de Guilherme. Aos 47 minutos, Iago Borduchi descolou bom cruzamento pela esquerda, mas Cauly desperdiçou grande chance ao finalizar por cima da meta cearense. A resposta do Vozão veio na sequência, Guilherme recebeu na grande área e chutou pelo lado da trave defendida por Marcos Felipe.
Segundo tempo
O Bahia voltou dos vestiários com uma modificação. Lucho Rodríguez foi sacado para a entrada de Erick Pulga. O jogo seguiu morno e aos 13 minutos, o técnico Rogério Ceni fez mais três alterações tirando Iago Borduchi, Rodrigo Nestor e Cauly para as entradas de Luciano Juba, Everton Ribeiro e Tiago, respectivamente. Aos 17, Juba lançou Erick Pulga que ganhou do marcador na velocidade, invadiu a área, mas ao invés de cruzar para o meio, ele acabou chutando fraco e mandou para fora. Aos 29 minutos, Juba fez bonita tabela com Pulga pela esquerda, mas finalizou para fora. Ruan Pablo quase abriu o placar aos 41 minutos ao completar o cruzamento vindo pela direita, mas Fernando Miguel fez uma grande defesa em dois tempos e evitou o gol do Tricolor. Aos 48 foi a vez de Marcos Felipe salvar o Bahia na finalização de Matheus Araújo. Três minutos depois, Everton Ribeiro cruzou na área, Ruan Pablo escorou para o meio, mas Tiago não conseguiu completar para o gol. Os jogadores do Bahia pediram pênalti em Tiago numa jogada na linha de fundo. Após checagem do VAR, o árbitro Rafael Klein foi rever o lance no monitor e assinalou o pênalti.
Everton Ribeiro marca para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o marcador com Everton Ribeiro aos 58 minutos. Na cobrança de pênalti, o camisa 10 bateu com tranquilidade e estufou as redes. Bahia 1×0 Ceará
FICHA TÉCNICA
Bahia 1×0 Ceará
Campeonato Brasileiro – 5ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 21/04/2025 (segunda-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Michael Stanislau e Tiago Augusto Kappes Diel (ambos do RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartão amarelo: Ademir, Everton Ribeiro (Bahia) / Lucas Mugni, Rafael Ramos, Fernando Sobral (Ceará)
Gol: Everton Ribeiro (Bahia)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Iago Borduchi (Luciano Juba); Acevedo, Erick e Rodrio Nestor (Everton Ribeiro); Cauly (Tiago), Ademir (Ruan Pablo) e Lucho Rodríguez (Erick Pulga). Técnico: Rogério Ceni.
Ceará: Fernando Miguel; Fabiano Souza, Marllon, William Machado e Rafael Ramos; Dieguinho, Fernando Sobral (Lucas Lima) e Lucas Mugni (Rômulo); Aylon (Guilherme) (Pedro Henrique), Galeano (Matheus Araújo) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.