A ação deve ser celebrada anualmente em março, buscando promover ações educativas, preventivas e assistenciais voltadas à preservação da saúde ocular da população brasileira.
Brasília – Em celebração ao Dia Mundial da Optometria, comemorado em 23 de março, o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) protocolou, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei 1224/25, que institui o “Março Verde” – um mês dedicado à conscientização sobre a saúde visual. Esta iniciativa busca promover campanhas educativas, preventivas e assistenciais voltadas à atenção e cuidado com a saúde visual e ocular da população brasileira.
De acordo com o texto, a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, aponta aproximadamente 35 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência visual, e cerca de 50 milhões nunca tiveram sua visão avaliada. Alarmantes dados mostram que, anualmente, são registrados 94.700 novos casos de cegueira ou deficiência visual permanente em crianças de 0 a 14 anos. Estudos indicam que 81% das crianças repetentes no país têm problemas visuais não diagnosticados.
De acordo com o deputado Márcio Marinho, o Brasil enfrenta desafios significativos na prevenção ocular. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% dos casos de cegueira são evitáveis, para ele este projeto reafirma o compromisso do Estado com políticas públicas de prevenção, reduzindo custos futuros ao sistema de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros.
“O ‘Março Verde’ propõe adaptar boas práticas ao contexto brasileiro, fortalecendo a atenção básica do SUS e promovendo a inclusão social por meio da correção de erros refracionais e do diagnóstico precoce de doenças oculares”, explica o parlamentar.
A proposta busca unir esforços entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o objetivo de ampliar o acesso aos cuidados visuais e garantir que mais brasileiros tenham a oportunidade de cuidar da sua saúde visual.
Texto: Ascom Márcio Marinho