A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) divulgou, nesta terça-feira (17), os destaques da programação do evento. Gratuito, o festival está marcado para acontecer entre os dias 17 a 20 de outubro, na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano.
Foram confirmadas grandes atrações como Liniker, Itamar Vieira Júnior, Edson Gomes, Elisa Lucinda, Jeferson Tenório, Rita Batista, Thalita Rebouças, Raphael Montes, João Pimenta e mais.
A 12ª edição do evento vai reunir 58 autores nacionais e internacionais com o objetivo de democratizar o acesso à leitura e potencializar a formação de leitores de todas as idades.
As atividades envolvem debates, intervenções artísticas, mesas de bate-papo, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, espetáculos, contação de histórias, exibição de conteúdos audiovisuais, apresentações de filarmônicas e muito mais.
Todos os espaços têm indicação etária livre com acessibilidade, tradução em libras e audiodescrição.
TENDA PARAGUAÇU: Zezé Motta, Liniker, Jeferson Tenório, Gegi Núñez, Elisa Lucinda, Malawi Upile Chisala, Berlim Kalaf Epalanga, Sérgio Vaz, Slam das Minas
Localizada à beira do Rio Paraguaçu, a Tenda Paraguaçu é o maior espaço da FLICA e, por isso, espera receber grandes nomes da cultura e literatura. Entre os convidados estão:
a atriz e cantora Zezé Motta;
a cantora, compositora, atriz e artista visual trans Liniker;
a ativista indígena Guarani Gegi Núñez;
a atriz, cantora, escritora e poetisa Elisa Lucinda;
e a pesquisadora e contadora de histórias africanas do Malawi Upile Chisala;
o músico, escritor, poeta e cronista angolano radicado em Berlim Kalaf Epalanga;
o escritor e doutor em teoria literária Jeferson Tenório;
o poeta Sérgio Vaz;
Slam das Minas BA, projeto que promove batalhas de poesia e o protagonismo das mulheres negras e periféricas na literatura.
FLIQUINHA (Universo infantojuvenil) – Itamar Vieira Júnior, Mari Bigio, Ricardo Ishmael, Renato Moriconi, Mabel Velloso, Auritha Tabajara
O Espaço Fliquinha proporciona a imersão num ambiente lúdico de temas reais e importantes relacionados à infância. Alguns dos autores que vão tornar isso possível são:
Itamar Vieira Júnior, escritor best-seller premiado;
Mari Bigio, cordelista e contadora de histórias;
Ricardo Ishmael, escritor, jornalista e apresentador da TV Bahia;
Renato Moriconi, escritor e artista plástico;
Mabel Velloso, educadora, escritora, compositora e cordelista;
e Auritha Tabajara, conhecida como primeira cordelista indígena do Brasil.
“Na Bahia, temos e fazemos histórias, desde pequenos. Contar as nossas histórias para as crianças é reafirmar a potência, a criatividade, a coragem e a alegria de ser baiano. Os nossos convidados representam o nosso estado em sua diversidade e riqueza cultural. Queremos trazer para as crianças literatura contemporânea de qualidade e também posicionar Cachoeira para o mundo como um importante polo literário. Receberemos as famílias em um ambiente lúdico e inspirador, despertando a infância de quem já foi e de quem ainda é criança, unindo e aproximando as gerações”, declara Emília Nuñez, curadora da Fliquinha.
GERAÇÃO FLICA: Thalita Rebouças, Rita Batista, Raphael Montes, Pau de Cabinda, Luiza de Souza (Ilustralu), Jarid Arraes, Camilla Apresentação, Victor Fernandes, Rafaela Ferreira, João Pimenta e Matheus Buente
O espaço Geração Flica, que ganha novo local esse ano – o Cine Theatro Cachoeirano, visa ampliar o universo da leitura para o público jovem. Para conversar com os jovens leitores, a FLICA traz o seguinte time:
a da jornalista e escritora best-seller, Thalita Rebouças,
a comunicadora Rita Batista,
o escritor angolano Pau de Cabinda,
a quadrinista e ilustradora Luiza de Souza (Ilustralu),
a cordelista e poeta Jarid Arraes,
a pesquisadora e comunicadora Camilla Apresentação,
o escritor de literatura policial e suspense Raphael Montes,
o autor best-seller Victor Fernandes,
a atriz e autora Rafaela Ferreira,
o humorista João Pimenta,
o também humorista Matheus Buente.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA – Edson Gomes, Grupo Afro Barroco Gêge Nagô, Orquestra Reggae de Cachoeira, Tonho Matéria, Sambaiana, Alexandre Leão, Juacy Ypsilone, Arthur da Ilha, Nuno Menezes, Netto Araújo e VHBÊ, Samba de OKàn, Iadson Oliveira, Élton Magalhães
Informações G1