REDE-BANNERS728x90-1
PMFS-728x90-02.04
REDE-BANNERS728x90-1-2
PMFS-728x90-02.04-1

Jerônimo ainda pensa em nome para substituir ex-secretário de Comunicação da Bahia

132941em-ato-inedito-jeronimo-rodrigues-fara-aula-inaugural-da-rede-estadual-no-interior-3-1536x722-

A saída de André Curvello da Secretaria de Comunicação do governo de Jerônimo Rodrigues (PT), no final de 2024, deixou uma lacuna na gestão estadual. Pouco mais de três meses depois da mudança, o governo parece começar a se movimentar para encontrar um substituto ao interino no posto, Luciano Suede, então chefe de gabinete da pasta. Dois nomes têm sido ventilados. 

São nome em cogitação, do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, e o do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, eles estão no radar, porém com projetos pendentes e futuros no horizonte. 

O mais mencionado, Bruno Monteiro, atua no setor cultural e chegou a “disputar” a nomeação para a Secom baiana, ainda em 2022, quando da vitória de Jerônimo Rodrigues ao governo. Jornalista de formação e com forte ligação a área da cultura, Bruno possui algumas pendências e projetos futuros na atual pasta. Para além da entrega do Carnaval deste ano, o pacote de eventos do estado é variado e também comandado por Bruno. Além disso, outro ponto é a entrega da revitalização do Teatro Castro Alves, movimento que Bruno “colocou embaixo do braço” e trava um forte debate para o projeto avançar. 

Interlocutores da gestão apontaram que Bruno Monteiro não sairia da Cultura, justamente por conta da “paternidade” da entrega do TCA. Bruno também conseguiu se manter na pasta após dois anos de algumas críticas sobre sua atuação, conseguindo “apaziguar” o setor após algumas mudanças na pasta e em órgãos vinculados. A “paz na Cultura” seria um dos motivos mencionados para a continuidade de Monteiro. 

O outro nome que tem sido ventilado, Flávio Gonçalves, pode ter voos para fora da Bahia. Flávio é jornalista e mestre em Políticas de Comunicação e Cultura, além de ser funcionário de carreira da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O órgão vinculado a Secom Nacional, atualmente comandada pelo baiano Sidônio Palmeira, pode ser o local a abrigar Flávio. As lideranças procuradas pela reportagem falaram que o nome do diretor tem sido apontado como possível nome na alteração do comando da EBC, até maio. 

Atualmente, a EBC é presidida por Jean Lima, nomeado em dezembro de 2023 por indicação de Paulo Pimenta, ex-ministro da Secom. O prazo para a troca na Secom Bahia pode ser justamente o motivo para que, lentamente, Flávio permaneça no Irdeb até uma definição na seara federal. Elogiado por Jerônimo, Gonçalves assumiu o Irdeb em janeiro de 2016 e, nesse período, contribuiu para ampliar os conteúdos e a audiência da TVE e da Rádio Educadora FM com uma programação diversa. 

Uma estratégia de colocar outro nome de fora da Bahia para o posto foi cogitada por aliados do governador, porém teria sido neutralizada por alguns setores da gestão. Com isso, a apreciação de “forasteiros” teria sido excluída como hipótese para ocupar a cadeira deixada por André Curvello. Com a proximidade do Carnaval, a troca deve ser debatida com maior intensidade até o final do período, tendo como foco do governador Jerônimo encontrar um nome com perfil para assumir o posto no estado. 

 

informações Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDE-BANNERS728x90-1
PMFS-728x90-02.04
REDE-BANNERS728x90-1-2
PMFS-728x90-02.04-1