O risco de queda de parte de um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) causou a interdição de uma rua no bairro do Comércio, em Salvador, na noite desta quarta-feira (2). O pedido foi feito pelo próprio órgão.
Segundo a Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador), a intervenção acontece Rua Pinto Martins, no trecho entre as ruas Portugal e Guindaste dos Padres. Com a mudança, o acesso de veículos à Ladeira da Montanha ficará impedido, incluindo para ônibus, que terão itinerários desviados [leia abaixo].
A via só será liberada depois que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizar o serviço emergencial para a retirada dessas partes do imóvel e for garantida a segurança para a trafegabilidade no local.
Com a mudança no trânsito, os condutores que passam pela Ladeira da Montanha têm como opções utilizar o Túnel Américo Simas ou a Avenida Contorno, acessando o Campo Grande pela Ladeira do Gabriel.
Em nota, a Transalvador informou que agentes intensificaram a atuação no trecho para orientar condutores, pedestres e passageiros
Mudanças no transporte
As linhas de ônibus que trafegam pela Ladeira da Montanha terão o fluxo modificado a partir de quinta-feira (03), até que a rua seja liberada.
Com isso, as linhas de ônibus que passam pelo trecho em direção à rua Carlos Gomes deverão utilizar as avenidas da França, Lafayette Coutinho, Reitor Miguel Calmon, retornar no Viaduto dos Reis Católicos, acessar o viaduto Menininha do Gantois, Largo do Campo Grande, rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro e seguir seu itinerário habitual pela rua Carlos