O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado em Feira de Santana, realizou, nesta terça-feira (10), a apresentação dos indicadores de desempenho da unidade nos anos de 2023 e 2024 na Câmara Municipal. A apresentação foi conduzida pela diretora-geral Cristiana França e contou com a presença de vereadores, colaboradores da unidade, membros da imprensa e a comunidade em geral.
Durante a sessão extraordinária, Cristiana França destacou o papel estratégico do HGCA como a maior unidade pública hospitalar de rede própria do interior da Bahia. “O Clériston Andrade é referência em atendimentos de urgência e emergência, com capacidade para 488 leitos. Somos especializados em áreas como trauma-ortopedia, cirurgia geral, neurologia, neurocirurgia, vascular, além de internamento, terapia intensiva e apoio diagnóstico terapêutico”, explicou.
Entre os números apresentados, os indicadores de emergência chamaram a atenção. Até outubro de 2024, foram realizados 19.267 atendimentos emergenciais, representando um aumento significativo em relação aos 16.554 registrados no mesmo período do ano anterior. “Esse crescimento reflete o aumento da demanda por acidentes envolvendo motocicletas, que representam 90% dos casos de trauma por acidentes de trânsito atendidos aqui”, detalhou Cristiana.
Os dados das cirurgias realizadas também indicaram um avanço contínuo. Em 2022, foram 5.997 procedimentos cirúrgicos, número que subiu para 6.580 em 2023 e alcançou 7.646 até outubro deste ano. O setor ambulatorial acompanhou essa tendência, passando de 39.238 atendimentos em 2022 para 60.917 até o momento em 2024, um crescimento de 55,2%.
Outro ponto de destaque foi o reconhecimento do HGCA como o quarto hospital mais elogiado na Ouvidoria SUS Bahia, um reflexo direto da melhoria nos serviços e no atendimento à população. “Isso nos enche de orgulho, pois mostra que estamos no caminho certo ao priorizar um atendimento de qualidade e humanizado”, pontuou a diretora.
Cristiana França anunciou ainda o início da reforma e ampliação de quatro blocos de enfermarias do prédio antigo do hospital, o HGCA 1. A iniciativa, prevista para ser concluída em 2025, visa oferecer mais conforto e segurança aos pacientes e colaboradores. “Estamos trabalhando para modernizar nossa estrutura física, garantindo um ambiente mais adequado às necessidades da população que busca atendimento no HGCA.”