O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que o encerramento das atividades da concessionária ViaBahia, que administra as BRs 324 e 116, pode ocorrer até fevereiro.
“Tem um processo que é desgastante, você desfazer o contrato. Não havia acabado o contrato da ViaBahia. Chamou-se, para que pudesse, até dia 31 de dezembro, desfazer o contrato de concessão, o DNIT assumiria, ou assumirá, nesse período, até se concluir um projeto e abrir uma nova licitação para que uma empresa nova possa concorrer a fazer as obras e a gestão dos dois trechos. O TCU entra em recesso agora, um mês a mais, um mês a menos, não tenho domínio sobre esse contrato, não é do estado, é da União, mas tenho acompanhado o esforço de Rui Costa. O TCU está cuidando disso”, afirmou.
Jerônimo esteve em Brasília no último dia 28 para tratar do assunto com o relator do processo no Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia.
“É uma estrada federal, vou pedir permissão ao TCU, à PGE, o que for preciso, para que eu possa ajudar. Qualquer acidente trava a entrada de Salvador. Estou com paciência porque eu sei que as coisas estão indo bem”, afirmou.
O encerramento do contrato com a ViaBahia está previsto para 31 de dezembro, conforme foi anunciado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em setembro deste ano, quando o ex-governador revelou que a ViaBahia deixará a concessão.