A primeira morte por dengue em Feira de Santana neste ano foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira (21). A vítima, uma idosa de 79 anos com comorbidades, morava no bairro Queimadinha e faleceu em 15 de abril no Hospital Geral Clériston Andrade.
Ela apresentou os primeiros sintomas no início de abril e teve agravamento do quadro, incluindo queda de plaquetas e aumento do fígado, até evoluir para óbito.
O caso foi divulgado em alerta epidemiológico na sexta-feira (23). Entre 1º de janeiro e 22 de maio, o município registrou 955 casos suspeitos de dengue, com 123 confirmações. Apesar da redução em relação ao mesmo período de 2024 — quando houve mais de 13 mil notificações —, autoridades alertam que a prevenção não pode parar.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, destacou ações como visitas domiciliares com aplicação de inseticidas, campanhas educativas e a instalação de ovitrampas (armadilhas para o mosquito). Ele também reforçou a importância da vacinação, disponível gratuitamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Até agora, mais de 34 mil doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas no município. A população é orientada a eliminar criadouros e continuar as medidas de combate ao Aedes aegypti.
Uma resposta
https://shorturl.fm/TbTre