Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decola do Rio de Janeiro (RJ) nesta quarta-feira (2) com o objetivo de repatriar brasileiros que solicitaram ajuda do governo do Brasil para deixar o Líbano, com destino a Beirute, a capital libanesa.
Neste primeiro voo, a previsão é que 220 brasileiros sejam retirados do país, que está sendo afetado pelo conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.
De acordo com informações da TV Globo e do portal g1, quase 3 mil cidadãos brasileiros no Líbano manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com a maioria sendo residentes do Vale do Bekaa e da capital, Beirute.
A prioridade na repatriação será dada a idosos, mulheres, crianças e pessoas que necessitem de assistência médica.
A tripulação será composta por militares da área de saúde (um médico, um enfermeiro e um psicólogo), além dos tripulantes operacionais da aeronave, todos preparados para oferecer o apoio necessário durante a missão. Neste primeiro momento, representantes do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) estão enfatizando a importância de que aqueles com capacidade financeira tentem embarcar em voos comerciais.
Os que não puderem sair por conta própria devem se inscrever na lista de repatriados do governo brasileiro.