Eleitores relatam fila virtual para justificar no e-Título

Captura-de-tela-2024-10-06-122149

Eleitores que possuem o e-Título, o título de eleitor digital, estão relatando dificuldades para justificar ausência nesta manhã de eleições municipais por todo o Brasil.

Apesar do congestionamento, é importante frisar que o prazo final para justificar a ausência no primeiro turno se estende até dezembro.

Os relatos se multiplicaram nas redes sociais e mostram o aparecimento de uma mensagem de fila virtual: “Nossos canais de atendimento estão congestionados. Aguarde e tente novamente em instantes. Uma nova tentativa de acesso ao serviço pode ser feita”.

Há também uma contagem regressiva que determina o tempo de espera para justificar o voto:

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou não haver instabilidade no aplicativo e que a mensagem decorre do grande número de acessos simultâneos, provocando uma fila virtual.

O órgão salienta que os eleitores têm até às 17h deste domingo para justificar a ausência no pleito através do aplicativo.

Se o eleitor não conseguir justificar a ausência neste domingo (6), ainda há a chance de regularizar a situação dentro destes prazos:

Para o 1º turno (06/10/2024): até 5 de dezembro de 2024.
Para o 2º turno (27/10/2024, onde houver): até 7 de janeiro de 2025

O e-Título está disponível gratuitamente e pode ser baixado em celulares Android e iPhones.

Para começar a usar, é preciso clicar em “Começar no e-Título”, selecionar o quadrado ao lado de “Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade” e, então, clicar em “Continuar”.

O aplicativo também perguntará se você permite o envio de notificações. Se este for o seu caso, clique em “Habilitar” e, depois, selecione a opção no seu celular para permitir notificações.

Em seguida, é preciso informar alguns dados para habilitar o e-Título:

– Informe nome, data de nascimento, número do CPF e nome da mãe e do pai;
– Clique em “Entrar no e-Título”;
– Confirme outros dados que forem apresentados, como local de votação, telefone, profissão – as informações são baseadas no cadastro feito ao emitir o título de eleitor impresso – e clique em “Finalizar”;
– Digite sua senha e clique em “Confirmar” – o e-Título pode informar que sua senha está desatualizada e pedir para você criar uma nova.

O e-Título pode pedir para fazer uma verificação por selfie. Se a opção aparecer para você, leia o termo de ciência sobre a identificação e clique em “Sim”. Depois, clique em “Prosseguir” e siga as instruções para tirar a foto.

O aplicativo também pode oferecer a opção para você habilitar o acesso com a digital. Se você desejar essa alternativa, clique em “Ativar”.

Informações G1

Foto: Bruna Bonfim/g1