É formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, advogado militante nas áreas trabalhista, cível e comercial, jornalista profissional, radialista, tendo iniciado sua carreira como repórter esportivo em 1966 na Radio Sociedade de Feira de Santana.
Foi comentarista esportivo até 1976, deixando-a para arrendar a Rádio São Gonçalo, tendo, em seguida, firmado sociedade com França Teixeira e Álvaro Martins, na época ícones do radio esportivo da Bahia. Em 1978, assumiu a gerencia da sucursal dos Diários Associados em Feira de Santana (Radio Sociedade da Bahia, TV Itapoan e Jornal Diário de Noticias), na época sob o comando geral de José de Almeida Castro até 1980, quando assumiu o comando do departamento esportivo da recém-criada Radio Subaé de Feira de Santana. Em 1981, retornou para a Radio Sociedade de Feira de Santana para comandar o departamento esportivo da emissora dos frades Capuchinhos e levou a emissora a realizar a sua primeira cobertura internacional, transmitindo a excursão da seleção brasileira à Londres (Inglaterra), Stuttgart (Alemanha) e Paris (França). Neste mesmo ano transmitiu amistoso da seleção brasileira em Santiago do Chile e daí em diante não parou de fazer coberturas da seleção, tendo transmitido ao vivo todas as excursões da seleção brasileira no exterior, ou seja, mais de trinta excursões ao redor do mundo e sempre com a presença de Dilson Barbosa comentando ao vivo os jogos do escrete canarinho. Em 1982, organizou a transmissão da Copa do Mundo na Espanha onde também foi comentarista esportivo titular, organizou, transmitiu e comentou ao vivo as Copas do Mundo: México(1986), Itália (1990), Estados Unidos (1994), França (1998), Japão/Coréia (2002), Alemanha (2006), África do Sul (2010), Brasil (2014), Russia (2018) e a última no Catar (2022), no qual foi o coordenador geral, todas com licenciamento oficial da TV Globo/Fifa, transmitindo também para a Radio Sociedade de Feira a Olimpíada de Barcelona (1992).
No radio jornalismo, criou e apresentou os programas: Nossa Cidade, Antena Pioneira, ambos na Radio Sociedade de Feira, e atualmente apresenta os programas: Bom Dia Feira (Radio Princesa FM) e Linha Direta com o Povo (Radio Sociedade de Feira AM), onde lidera audiência nos respectivos horários, com grande credibilidade na Bahia.
Foi vice presidente do Fluminense de Feira de Santana (1974) e presidente da Liga Feirense de Desportos (1981 à 1984), tendo construído o estádio da Vila Olímpica dos Amadores, hoje denominada de Vila Olímpica Edval Sousa.
Hoje, faz parte do quadro societário da Radio Andaiá FM de Santo Antônio de Jesus, que comanda a RBR (Rede Baiana de Radio), integrando ainda a Radio Recôncavo FM, também em Santo Antônio de Jesus, Radio Vale FM Amargosa no Vale do Jequiriça, Radio Costa Sul FM (Canavieiras), líder no sul da Bahia, e Rádio Jaraguar (Jacobina/Chapada Diamantina), além das rádios web: rádio e Tv metropolitanaba.com.br, rádio bomdiafeira.com.br e o portal de notícias bomdiafeira.com.br.
Dilson Barbosa é casado com a odontóloga Maria Angelica Pedreira dos Santos e possui os filhos: Emerson Munduruca Campos, André Luiz Munduruca Campos e enteado Fernando Moreira.
Portal de Notícias vinculado ao programa de rádio Bom Dia Feira, na Princesa FM, líder de audiência há mais de 20 anos e o primeiro jornalismo em FM de Feira de Santana, sob o comando de Dilson Barbosa, jornalista e radialista com mais de 50 anos de atuação.