REDE-BANNERS728x90-1
BANNER-ASSINATURA-PADRAO-728X90
REDE-BANNERS728x90-1-2
BANNER-ASSINATURA-PADRAO-728X90-1

Dia do Circo é celebrado com espetáculo na Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo

27032025171522-1

 

Alegria, risos e muita diversão marcaram a celebração do Dia do Circo, nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), na quadra da Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo (antigo CAIC). O evento reuniu cerca de 500 alunos por turno, incluindo estudantes do CMEI José Raimundo e da Escola Municipal Professora Laura Ribeiro Lopes, proporcionando um espetáculo repleto de magia e cultura.

O palhaço Pipoquinha foi um dos destaques da programação, arrancando gargalhadas da criançada com suas trapalhadas. O momento mais animado foi a competição de dança, na qual os participantes foram avaliados pelos aplausos do público. Já a acrobata Jéssica Rodrigues surpreendeu os pequenos com números impressionantes, incluindo a habilidade de passar o corpo inteiro por um círculo pequeno.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e contou com apresentações do Circo Real Estrelar, levando a magia circense para dentro da escola. A estudante Alana Vitória Cerqueira de Oliveira, de 9 anos, e a colega Mayane Silva Amorim, de 12 anos, ambas do 4° ano da Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo, se encantaram com o espetáculo, destacando a atuação do palhaço e da acrobata como os momentos mais marcantes.

A ação reforçou a importância do circo como patrimônio cultural e ferramenta de aprendizado lúdico, proporcionando aos alunos uma experiência diferente da rotina escolar. A vice-diretora da Escola José Raimundo, Camila Matos, destacou o valor da ação para os alunos, ressaltando a importância de oferecer atividades culturais dentro da escola.

“A gente sabe que nossos alunos não têm muito acesso a essas atividades culturais. Por isso, tentamos suprir essa falta promovendo eventos como esse. Aproveitamos o Dia do Circo para trazer esse espetáculo e englobamos os alunos das escolas próximas. É uma experiência única para eles”, afirmou.

A artista circense e proprietária do Circo Real Estrelar, Gislainy Rodrigues, reforçou a relevância de eventos como esse, apesar dos desafios enfrentados pelos circos itinerantes no Brasil. Ela destacou que faz parte da terceira geração da sua família que mantém a tradição do circo.

“O circo leva alegria para escolas, bairros e comunidades distantes na zona rural. Apesar disso, muitos circos pequenos estão fechando, e a tradição de levar as crianças ao circo está se perdendo. Precisamos valorizar essa arte e receber o circo de braços abertos. Estamos felizes em poder participar desta ação no Dia do Circo, envolver eles em atividades e vê-los interagindo com a gente é muito gratificante”, destacou Gislainy, que há mais de 30 anos se dedica ao mundo circense.

A coordenadora da Escola Municipal Professora Laura Ribeiro Lopes, Quezia Ferreira Rabelo, também celebrou a participação da escola na atividade e ressaltou a importância da integração entre os alunos.

“Foi um momento de interação e diversão, além de uma oportunidade para que nossos alunos conhecessem outras escolas. Hoje, 200 crianças do 3º, 4º e 5º ano puderam viver essa experiência única”, observa.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDE-BANNERS728x90-1
BANNER-ASSINATURA-PADRAO-728X90
REDE-BANNERS728x90-1-2
BANNER-ASSINATURA-PADRAO-728X90-1