Feira de Santana iniciou um novo ciclo de gestão com o prefeito José Ronaldo, vice Pablo Roberto, vereadores e novo secretariado nesta quarta-feira (1º). O dia foi marcado por atos políticos relacionados a mudança de gestão, reunindo autoridades e população local. Confira como foi:
Posse na Câmara de Vereadores
Por volta das 15h, o prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil) tomou posse ao lado do vice-prefeito Pablo Roberto e dos 21 vereadores feirenses, durante cerimônia na Câmara Municipal de Feira de Santana, presidida pela vereadora Eremita Mota. Durante o ato, o chefe do Executivo Municipal pediu a união e parceria com o Legislativo, visando realizar um trabalho em defesa dos interesses da população feirense.
Emocionado ao tomar posse para seu quinto mandato como prefeito desta cidade, José Ronaldo esteve acompanhado da esposa, dona Ivanete Rios de Carvalho, a quem agradeceu por estar sempre ao seu lado, apoiando-o em todos os momentos de sua vida, dos filhos e dos netos, a quem dedica o empenho por transformar Feira de Santana em uma cidade com um futuro melhor para toda a juventude. Também estavam presentes os secretários municipais, o deputado José de Arimatéia e centenas de pessoas que lotaram as galerias da Câmara Municipal.
Logo após o juramento, José Ronaldo reafirmou o compromisso de trabalhar incansavelmente por Feira de Santana e garantiu que vai cumprir todos os projetos anunciados durante a campanha eleitoral. Dentre eles, a construção de novas áreas de lazer em torno de lagoas, como a Salgada; melhoria da mobilidade urbana com construção e duplicação de avenidas.
José Ronaldo também destacou investimentos na área de educação, que terá como secretário o vice-prefeito Pablo Roberto. Será implantada a Escola 360 com ensino em tempo integral; implantação de usina de energia solar para atender aos moradores do Minha Casa, Minha Vida; acabar com a fila para exames dentro dos primeiros 100 dias; construção do Hospital Municipal; regularização fundiária; atenção especial à zona rural e diversos outros projetos. “Cada proposta é um compromisso firmado. Vamos transformar ideias em realidade”, afirmou.
Ao se dirigir aos vereadores da bancada de oposição, observando que não existe Parlamento sem oposição, José Ronaldo afirmou que era o momento de descer do palanque e garantiu que sempre estará aberto ao diálogo, convidando os vereadores a participar da luta para fazer Feira de Santana uma cidade cada vez melhor para todos. “Esta é uma luta de todos nós, uma luta coletiva”.
Anúncio de secretariado
Após cerimônia na Câmara, o prefeito saiu, em caminhada, para a Prefeitura Municipal, onde se reuniu com secretariado, concluindo a lista dos nomeados. Os escolhidos serão divulgados já com as nomeações no Diário Oficial do Município, edição extraordinária. A decisão foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo logo após a posse, durante a primeira audiência do Governo, realizada no salão de reuniões do gabinete do prefeito, no Paço Municipal Maria Quitéria. Estiveram presentes todos os secretários municipais, superintendentes e diretores-presidentes.
Durante a reunião, além de antecipar o nome de Cleudson Almeida para assumir a Controladoria Geral do Município, José Ronaldo também anunciou a nomeação interina de José Carlos Bacelar para responder pela Superintendência Municipal de Trânsito.
Nesta quinta-feira (02), o prefeito se reunirá com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, para definir as ações necessárias com o objetivo de zerar a fila para exames.
José Ronaldo informou ainda que, na próxima sexta-feira (03), irá se reunir individualmente com cada um dos secretários municipais para definir algumas demandas e agilizar a execução de projetos do Governo.
Secretários para a nova gestão de Feira de Santana:
Agência Reguladora de Feira de Santana – Moura Pinho
Chefe de Gabinete – Mário Borges
Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) – Gilberte Lucas
Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) – Midiã Leite
Procuradoria Geral do Município – Guga Leal
Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Expedito Eloy
Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri) – Silvaney Araújo
Secretaria de Governo (Segov) – Luiz Carlos Bahia Neto
Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) – Sérgio Carneiro
Secretaria Municipal de Administração (Seadm) – Sandra Peggy
Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) – Joilton Freitas
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) – Cristiano Lobo
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) / Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) [De forma Interina] – Gerusa Sampaio
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) – Neto Braga
Secretaria Municipal de Educação (Seduc) – Pablo Roberto
Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) – Valdivan Conceição Nascimento
Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) – Carlos Brito
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Rodrigo Matos
Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) – Justiniano França
Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) – João Vianey
Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico – Márcia Cristina Ferreira
Superintendência Municipal de Trânsito – José Carlos Bacelar (Interino)
Superintendência de Esportes – Emerson Brito
Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) – Maurício Carvalho
Transmissão da posse na Prefeitura Municipal
Em seguida, um evento simbólico marcou a transição de poder no município de Feira de Santana. No Paço Municipal Maria Quitéria, sede da prefeitura, ocorreu a cerimônia de transmissão de cargo entre o ex-prefeito Colbert Martins da Silva Filho e o prefeito eleito, José Ronaldo de Carvalho, em um ato solene que contou com a presença de autoridades locais e lideranças políticas e comunitárias.
O evento foi presidido por Antônio Augusto Graça Leal, procurador-geral do município, e teve a participação de diversas autoridades, incluindo o ex-prefeito Colbert Martins da Silva Filho, que se despediu de sua gestão após dois mandatos consecutivos. Colbert estava acompanhado de sua esposa, Adenilda Martins, e transmitiu o cargo ao novo prefeito José Ronaldo de Carvalho, que esteve acompanhado da primeira-dama do município, Ivonete Rios de Carvalho, além de filhos e netos.
José Ronaldo assume a prefeitura após sua vitória nas eleições de 6 de outubro de 2024. Diplomado em 16 de dezembro de 2024 pela Justiça Eleitoral. Além de José Ronaldo, também foi empossado o vice-prefeito eleito, Pablo Roberto Gonçalves da Silva.
Durante a cerimônia, o prefeito José Ronaldo de Carvalho fez questão de destacar a importância do momento histórico. A formalização do ato foi registrada no Termo de Transmissão, que foi assinado por todas as partes envolvidas.
Missa em ação de graças
Finalizando o dia, às 18h, o prefeito José Ronaldo participou de uma missa de ação de graças, celebrada na Catedral de Nossa Senhora Santana, conhecida como Igreja Matri. A cerimônia teve um tom de agradecimento e oração pela nova gestão que se inicia.
José Ronaldo esteve acompanhado de sua esposa, Ivanette Rios de Carvalho, do vice-prefeito Pablo Roberto, além de seus filhos e netos. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demetino Castro, que, em sua homilia, fez um pedido especial para que a nova administração de Feira de Santana seja pautada na paz, harmonia e qualidade de vida para todos os seus cidadãos.
Durante a missa, José Ronaldo destacou a importância de iniciar seu segundo mandato com uma expressão de fé e gratidão. “Todas as vezes na minha vida em que assumo uma responsabilidade, eu venho agradecer a Deus”, disse o prefeito. Ele também enfatizou seu compromisso com a cidade e a população: “Eu tenho uma família chamada Feira de Santana. É uma responsabilidade enorme, mas estou com mais força, mais energia, ainda que na primeira gestão”, afirmou.
José Ronaldo garantiu ainda que fará tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar a vida dos feirenses. “Farei tudo que estiver ao meu alcance e o melhor para essa cidade”, afirmou. O prefeito se mostrou aberto ao diálogo, destacando a importância de conversar com todos os segmentos da sociedade. “Estou aberto a conversar com todos, inclusive com a minha igreja católica”, concluiu.
O arcebispo Dom Zanoni Demetino Castro, por sua vez, desejou um mandato frutuoso ao novo prefeito. “Desejamos que o senhor tenha um excelente mandato, que seja um governo frutuoso”, disse o arcebispo, que também fez uma observação histórica significativa, lembrando que a cidade de Feira de Santana se desmembrou de Cachoeira no mesmo templo. “É um significado grande iniciar o mandato no mesmo templo onde o município se desmembrou de Cachoeira”, observou.