Feira de Santana comemora 191 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 18 de setembro. Uma programação especial foi preparada pela Prefeitura para festejar a Princesa do Sertão. Ao longo do dia, uma programação variada, que inclui eventos religiosos, cívicos, culturais e de saúde. Confira as principais atividades e participe das celebrações que destacam a história e o futuro da cidade.
Neste dia, às 7h, será celebrada uma missa na Catedral Metropolitana Senhora Santana. Em seguida, o prefeito Colbert Filho conduz o ato de hasteamento da bandeira no Paço Municipal Maria Quitéria (sede da Prefeitura), às 8h, acompanhado pela execução do hino de Feira de Santana.
Logo após, às 9h, será aberta a Semana Nacional de Trânsito no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. Este ano a campanha, que segue até o dia 25 com diversas atividades, terá um olhar sensível para os cuidados com pessoas que têm mobilidade reduzida e idosos.
A programação continua levando serviços de saúde com a “Feira de Saúde no Centro”, das 9h às 15h, voltada para promover o bem-estar da população. Com estrutura montada na praça da Igreja dos Remédios, a Secretaria de Saúde estará oferecendo diversos serviços, como vacinação contra Covid-19 e Influenza, atendimento clínico, testes rápidos (hepatite, sífilis e HIV), aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de orientações sobre prevenção ao suicídio e higiene bucal. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) também estará presente com um serviço de corte de cabelo gratuito.
Às 9h, o Casarão dos Olhos D’Água, importante espaço cultural da cidade, sediará palestras sobre a educação e a saúde em Feira de Santana. O Dr. João Batista de Cerqueira, docente fundador do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), falará sobre o impacto do curso na formação de docentes e na assistência à saúde no município. O evento contará com a participação da Academia de Educação, representada pelo presidente professor José Raimundo Pereira de Azevedo.
Fechando a programação do dia, às 16h, os alunos da Escola João Paulo farão uma apresentação especial nas escadarias da Prefeitura. A cantada promete emocionar o público presente e homenagear a cidade.