BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-1
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-2
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-3

Com vaga garantida na Fórmula 1, Bortoleto é campeão da F2

Captura-de-tela-2024-12-08-084729

Gabriel Bortoleto é o mais novo campeão da Fórmula 2. O piloto brasileiro terminou em segundo lugar e subiu ao pódio na corrida em Abu Dhabi para garantir o título, mas a conquista foi tranquila: o francês Isack Hadjar, concorrente direto na luta pelo campeonato, ficou travado na largada e teve que receber ajuda para retornar aos boxes. Com isso, caiu para o último lugar e não teve chance de se recuperar.

A vitória da prova ficou com o paraguaio Joshua Durksen, que ganhou pela primeira vez na temporada.

O brasileiro começou a corrida com 296,5 pontos, contra 292 do vice-líder Isack Hadjar, e largou na segunda posição, logo à frente do francês. No entanto, com o engasgo do rival na largada, conseguiu fazer uma prova tranquila e conduziu o carro em segurança até a linha de chegada, embora ainda tenha ultrapassado Victor Martins no fim. Depois de acabar na segunda posição, Bortoleto terminou o campeonato com 214,5 pontos.

Aos 20 anos de idade, Bortoleto teve ascensão meteórica no automobilismo. Ele iniciou sua trajetória no kart aos sete anos e estreou em carros de fórmula em 2020. Passou pela F4 italiana e pela Fórmula Regional Europeia (FRECA) antes de chegar à Fórmula 3, em 2023. Na primeira temporada na F3, foi o campeão pela Trident após vencer duas provas. Com o bom desempenho, garantiu vaga na Invicta em 2024. Agora, sagrou-se campeão com dois triunfos na categoria.

Como Bortoleto chegou à Sauber e encerrou jejum de brasileiros na F1?

Gabriel Bortoleto já tem contrato garantido com a Sauber para 2025 e vai representar o Brasil na F1 – ele será o primeiro piloto brasileiro na principal categoria do automobilismo desde 2017, ano em que Felipe Massa deixou a competição. O primeiro contato do agora campeão da Fórmula 2 com o carro da equipe suíça será nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi.

A corrida
Gabriel Bortoleto começou bem, aproveitou a largada ruim do pole position Victor Martins e conseguiu assumir a primeira posição antes mesmo de fazer a primeira curva. Pepe Martí brigou pelo segundo lugar com Kush Maini, companheiro de equipe do brasileiro, mas Maini fechou a porta para o espanhol e manteve a posição.

Concorrente de Bortoleto na luta pelo título, Hadjar deixou o carro morrer ainda na largada e ficou pelo caminho. O francês voltou para os boxes e parecia que abandonaria a prova, mas conseguiu retornar. No entanto, virou retardatário ainda na terceira volta ao ser ultrapassado pelo agora campeão. Depois, apesar de todos os esforços do vice-líder do campeonato, a distância entre os dois se manteve acima de uma volta.

Depois de parar nos boxes na volta 8 de 33, Bortoleto acabou errando ao ser atacado por Durksen, freou um pouco tarde e perdeu a oitava posição – a melhor entre aqueles que não haviam trocado pneus – para o piloto paraguaio.

Na sequência, o francês Victor Martins também ultrapassou o brasileiro, e o piloto da Invicta deu um susto na torcida brasileira ao reclamar no rádio de problema nos freios. Depois, o agora campeão fez a ultrapassagem sobre Cian Shields, que não tinha parado, e subiu para nono.

Pepe Martí, vencedor da corrida sprint no sábado, ocupava a liderança ainda sem ir para os boxes, mas foi ultrapassado por Richard Verschoor. Na volta 27, Bortoleto ultrapassou Luke Browning e foi para o terceiro lugar após os pilotos à frente começarem a parar para a troca de pneus.

Mesmo com o título nas mãos, o brasileiro mostrou arrojo, partiu para cima de Victor Martins e fez a manobra por fora para assumir o segundo lugar e garantir um lugar ainda melhor no pódio.

Informações GE

Foto: Joe Portlock/Getty Images
Bárbara Barreto
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-1
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-2
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-3