Com o município de Vitória da Conquista na dianteira, a Bahia registra um aumento preocupante nos casos de picadas de escorpião em 2025, com mais de mil ocorrências neste ano.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), conforme os dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA), em 2024, foram 24.049 acidentes com escorpião, resultando em seis óbitos.
A cidade de Vitória da Conquista lidera com 1.012, seguida de Jequié (555), Feira de Santana (547), Irecê (406) e Seabra (360). O registro é pelo segundo ano consecutivo, e a tendência se mantém em 2025, com mais de 60 casos.
A gravidade das picadas de escorpião varia, com sintomas como dor intensa, inchaço, náusea, vômito e, em casos graves, problemas cardiorrespiratórios.
A Sesab alerta que é essencial manter a casa limpa e organizada, vedar portas e janelas, usar repelentes e inspecionar calçados e roupas antes de usar. Em caso de picada, procure atendimento médico imediato, lave a área com água e sabão, mantenha a calma e aplique compressas frias. Não corte ou sugue a picada.
Na Bahia, os animais variam de espécies, entre eles são: o escorpião-amarelo (T. serrulatus), o escorpião-marrom (T. bahiensis) e o escorpião-amarelo-do-nordeste (T. stigmurus).