Com alta demanda na saúde, gestão do aplicativo Feira Conectada apresenta balanço do primeiro mês de operação: ‘muito satisfatório’, diz

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A Prefeitura de Feira de Santana apresentou, na manhã desta quinta-feiraa (29), o balanço do primeiro mês de funcionamento do aplicativo Feira Conectada. Os números, de acordo com a coordenadora da Cubo Tecnologia, empresa gestora do aplicativo, Andrezza Gomes, são satisfatórios.

‘Nós temos mais de 50% da resolução de todos os serviços solicitados, que já é um número maior que 1.800 solicitações, dentro das 16 secretarias envolvidas, onde a gente tem um crescimento muito grande na área da saúde, onde temos bastante serviço, acredito que mais de 100 serviços são da saúde, entre exames, consultas, tratamento fora-domicílios, a parte de pediatria, a parte do cartão do SUS, que eu também gostaria de ressaltar que já tem mais de 300 solicitações atendidas em menos de 24 horas, mais de 300 cidadãos receberam o seu cartão do SUS sem precisar enfrentar a fila. Então, eu acredito que o resultado é bem satisfatório, o prefeito, o os secretários envolvidos, eles têm dado esse feedback para a gente de que está sendo muito satisfatório’, afirma.

Conforme dados passados por Andrezza, a maior demanda de solicitações nestes primeiros dias tem sido relacionada a saúde, seguido dos serviços sociais e de limpeza urbana.

‘Nos últimos dias, o crescimento da saúde foi enorme, com a questão da implementação dos serviços, a saúde iniciou com o cartão do SUS e hoje nós temos um leque de mais de 100 serviços disponíveis à população pela Secretaria de Saúde, mas outras secretarias como a Secretaria de Limpeza Urbana, a Secretaria Social, também tem bastante solicitação, bastante serviço disponível para a população e também é bem procurado. O CRAS vai ter a porta aberta da mesma forma que já funcionava, porém, hoje ele vai conseguir solicitar um agendamento para estar ao local. No caso de atualização de Bolsa Família, atualização de CadÚnico, existem algumas informações que precisam realmente ser presenciais. Então, a gente consegue agendar para que aquele cidadão não enfrente uma fila e não chegue no local e não consiga ser atendido de acordo com a demanda. Em relação a solicitação de inclusão no Bolsa Família, a solicitação de um auxílio funeral, a solicitação de um benefício eventual, como o auxílio natalidade, todos eles já estão disponíveis e quando o cidadão for solicitar, já informa todas as documentações e em menos de 24 horas ele é respondido, a demanda dele vai para a produção e ele recebe essa resposta tudo via app’, explica.

Em relação a solicitações e reclamações sobre limpeza, iluminação pública e tapa buraco, serviços com alta demanda na cidade, os procedimentos também podem ser realizados por meio do Feira Conectada.

‘A parte da limpeza, nós temos um serviço de bota fora, que é um serviço pouco conhecido na cidade, mas é um serviço onde a prefeitura recebe móveis que possam ser reutilizados, aquele televisor, aquele material que seria descartado incorretamente, a prefeitura está recolhendo, e esse serviço está disponível para ser solicitado pelo app, a parte de denúncia da parte de limpeza, se você quer solicitar para capinar a sua rua, tudo isso está lá disponível, a denúncia de descarte regular, como eu já ressaltei, a parte de iluminação pública, extensão, problema com iluminação. Para isso, a pessoa precisa tirar uma foto do local, essa foto já vai dar o endereço, com o CEP e tudo o que precisa para que a equipe da gestão municipal possa intervir’, informa a coordenadora.

Para utilizar a plataforma, basta baixar o aplicativo que está disponível nas plataformas Android e iOS e criar um cadastro com as informações pessoais e endereço. Algumas solicitações podem ser feitas de maneira anônima.

Com informações do repórter Joaquim Neto